Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aveiro Capital Portuguesa da Cultura

Rui Horta pensa o futuro quando estamos a viver "um momento difícil"

01 fev, 2024 - 20:37 • Maria João Costa

“Glimmer” é a nova criação do coreógrafo Rui Horta com os Micro Audio Waves. Estreia sexta-feira em Aveiro, na Capital Portuguesa da Cultura. Citando Alexandre O’Neill, Horta diz que é um espetáculo “em forma de assim” que junta música, dança, tecnologia e pensa o futuro.

A+ / A-

A última vez que o coreógrafo Rui Horta e o grupo Micro Audio Waves se juntaram foi há 14 anos. Na altura criaram “Zoetrope” e agora, porque Horta diz que gosta “muito deles”, voltaram a juntar-se para desenvolver um projeto. "Glimmer" estreia esta sexta-feira no Teatro Aveirense, no âmbito de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura.

Em entrevista ao Ensaio Geral da Renascença, Rui Horta explica que se trata de uma “peça luminosa” que reflete sobre o futuro. Nas palavras do criador “este espetáculo é obviamente um concerto”. “Não tenhamos dúvidas que o mais importante é a música”, aponta.

Ali a dança está a “servir a música e a música é boa”, sublinha o coreógrafo que se identifica com a banda. “Nós partilhamos visões do mundo”, explica. Olhando para o presente, Rui Horta confessa que sente que estamos a viver “um momento tão difícil, um momento suspenso, onde dá medo quase ouvir as notícias”.

Por isso, considera que "Glimmer" é um espetáculo que tenta “acreditar no futuro”. “Achamos mesmo que se nós tivermos um bocado de juízo, vamos ter um futuro fantástico e, portanto, penso que hoje é mesmo importante ter essa leveza, como dizia o Italo Calvino, mais do que a leveza, é a multiplicidade que nos abre para o milénio”.

Este espetáculo, que faz a fusão entre a música, a dança e a tecnologia, espelha a inquietação criativa de Rui Horta. “Gosto muito de dança, multimédia, vídeo, instalação. Sou um tipo que tem necessidade de teatro, trabalhar com música, tudo o que seja estimular é bom”, refere.

Depois de uma temporada na Alemanha, depois de ter deixado o projeto do Lugar do Tempo em Montemor-o-Novo, no Alentejo, Rui Horta lembra as palavras de Alexandre O’Neill para dizer que "Glimmer" é um espetáculo “em forma de assim, um pouco estranho, mas com uma leitura muito integrada”.

Olhando para o elenco criativo, Rui Horta destaca a criação musical de Cláudia Efe, “como vocalista é especialíssima, é uma atriz também, tem uma voz que não se sabe se fala, se faz spoken word, se está a cantar. Está ali numa fronteira incrível”, conclui Rui Horta.

A somar a isto está a participação de “uma bailarina coreógrafa de revelação neste momento na dança portuguesa, que é a Gaya de Medeiros”, diz Horta. No palco, indica há “uma grande poética e cumplicidade”.

A isto juntam-se os Micro Audio Waves com “três músicos incríveis”, classifica Horta. “O Flak é incontornável, com aquela guitarra selvagem, o Francisco Rebelo é um baixista de eleição que já trabalhou com o Sam the Kid, os Fogo-Fogo, fora um músico supercompleto que é o Carlos Morgado, conhecido pelas teclas mágicas, um tipo com uma poética e com uma sensibilidade enorme”.

O que é que eu quero de melhor ao fim destes anos todos?” interroga-se Rui Horta que aceitou este convite para criar "Glimmer" com os Micro Audio Waves, 14 anos depois. O espetáculo multidisciplinar que está até sábado, em Aveiro, vai depois percorrer o país.

Passará por Ourém dia 17, Caldas da Rainha a 24; em março chega a Viseu dias 1 e 2, e ao Centro Vila Flôr, em Guimarães, dia 9. Até ao final do ano vai também a cidades como Leiria, Águeda, Famalicão, Montemor-o-Novo, Porto, Bragança e Lisboa em novembro, no Teatro São Luiz de 21 a 23.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+