Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alerta da Deco. Casa financiada a 100% é "medida discriminatória" e não ajuda jovens com baixos rendimentos

17 abr, 2024 - 11:26 • André Rodrigues

Natália Nunes lembra que a medida, uma das que o novo Governo quer adotar para contrariar a crise da habitação, deixa de fora quem tenha mais de 35 anos e também está a comprar casa pela primeira vez.

A+ / A-

A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) considera "discriminatória” a medida que prevê o financiamento bancário de 100% na compra da primeira casa para jovens até 35 anos - uma das medidas com que o novo Governo pretende contrariar a crise no setor da habitação.

“É uma medida que deixa de fora todas as outras pessoas que têm mais de 35 anos e que estão a comprar pela primeira vez”, assinala na Renascença a coordenadora do gabinete de proteção financeira da Deco.

Por outro lado, Natália Nunes diz ter reservas quanto à forma como a medida pode ajudar os jovens, sobretudo os de mais baixos rendimentos.

Esta responsável da Deco admite que, “apesar de positiva”, esta medida lembra que “os jovens que necessitam de ajuda no início para comprarem a casa, depois não têm capacidade para suportar as prestações que resultam do crédito à habitação”.

Noutro plano, Natália Nunes diz não estar surpreendida com a reduzida adesão das famílias ao mecanismo instituído pelo anterior Governo para a estabilização dos encargos com o crédito à habitação.

A coordenadora do gabinete de proteção financeira da Deco defende que a medida acabou mesmo por ter um efeito contrário ao pretendido, uma vez que, “as famílias que necessitam de ajuda foram as que viram a prestação mais do que duplicar”, tendo em conta o custo final imputado aos clientes bancários.

"As famílias começaram a verificar que aquilo que elas não pagavam agora, iriam pagar mais tarde e ainda acrescido de juros... esse foi um aspeto que levou as famílias a não estarem interessadas a recorrer a esta medida”, conclui.

Esta quarta-feira, o Jornal de Negócios dá conta da reduzida adesão por parte das famílias ao apoio ao crédito à habitação que previa o congelamento de parte do capital em dívida por um período de dois anos.

A medida foi lançada pelo anterior Governo, com a duração de cinco meses - entre 2 de novembro de 2023 e 31 de março de 2024. Na altura em que foi lançada, o ministro das Finanças à data, Fernando Medina, estimava que entre 900 mil e um milhão de famílias pudessem ser abrangidas.

Contudo, até ao último dia em que foi possível aceder ao mecanismo, só pouco mais de 7.000 empréstimos tinham solicitado o apoio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+