A Igreja está a preparar um novo plano de formação para os catequistas em Portugal , que se baseia no “no modelo de catequese de adultos”, explicou D. António Moiteiro no Encontro Nacional de Catequistas, que decorre em Setúbal.

De acordo com o bispo de Aveiro, que preside à Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, o novo modelo, que vai ser analisado na assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, agendada para a próxima semana, baseia-se nos dois grandes documentos sobre catequese que já existem.

“Reunimos um grupo alargado de catequistas para este trabalho, de modo a termos as várias sensibilidades das diferentes dioceses. Baseámo-nos no documento para a catequese, de 1997, e na recente carta pastoral ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’ ”, disse D. António Moiteiro aos participantes no encontro.

O bispo lembrou a grande responsabilidade que os catequistas têm em ser exemplo e dar testemunho, e a fazerem “experiência pessoal de encontro” com Cristo, porque só dessa forma poderão ser “mediadores” dos mais novos.

“O problema de nós, catequistas, e até de nós padres, é muito isto: 'ter experiência de…'”, afirmou, considerando que é difícil a quem não vive entusiasmado com a sua missão, conseguir entusiasmar os outros.

D. António Moiteiro sublinhou, também, que um catequista não é um professor, e que dar catequese não é só passar conteúdos. “O catequista é, antes de mais, discípulo. Ao mesmo tempo deve ser um guia espiritual que acompanha. Tal só é possível se fizer a experiência do encontro com Jesus”. E acrescentou: “os nossos cursos não podem ser ‘o mestre ensina e o discípulo aprende’, mas todos juntos aprendemos uns com os outros”.

“A formação do catequista passa pela descoberta e pelo testemunho daquilo que se ensina. A formação tem de ser em ação”, disse ainda o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã no Encontro Nacional de Catequistas que termina esta sexta-feira, em Setúbal. A iniciativa reuniu durante três dias dezenas de responsáveis pela catequese de todas as dioceses do país.