Assinala-se esta sexta-feira o primeiro aniversário da morte de Isabel II, que morreu de causas naturais a 8 de setembro de 2022, aos 96 anos, em Balmoral, depois de um reinado que durou 70 anos, o mais longo na história do Reino Unido.

O aniversário da morte da monarca coincide com outro: o da chegada do filho Carlos ao poder, efeméride que parece, no entanto, relegada para segundo plano, dada a popularidade que Elizabeth Alexandra Mary granjeou entre os seus súbditos.

Na véspera, Carlos publicou uma mensagem no site oficial da família real em que evoca “com grande afecto” a longa vida da Rainha, “o seu serviço dedicado e tudo o que ela significou para tantos de nós”.

O monarca agradeceu ainda “o amor e apoio que foi demonstrado a mim e à minha esposa durante este ano, enquanto fazemos o nosso melhor para servir a todos vocês”.

Juntamente com a mensagem, foi publicada uma fotografia inédita da rainha, captada no Palácio de Buckingham a 16 de outubro de 1968, pelo fotógrafo Cecil Beaton. Isabel tinha, na altura, 41 anos.

Já esta sexta-feira, logo pela manhã, a monarca foi lembrada numa sessão na Câmara dos Comuns. Os deputados trajaram todos de negro, em sinal de luto.

Nas últimas horas, o príncipe Guilherme e a mulher, Kate, também deixaram uma mensagem na rede social X (ex-Twitter).

Ainda durante a manhã desta sexta-feira, Carlos e Camila, que se encontram nas suas propriedades de Balmoral, precisamente onde a Rainha faleceu, compareceram em Crathie Kirk, uma pequena igreja anglicana.

Aí reuniram-se membros da família real e pessoas que foram próximas da monarca em vida, para uma cerimónia privada de oração e reflexão.

O príncipe William e a mulher, Kate, não participaram no evento, mas vão marcar presença numa cerimónia na Catedral de Saint Davids, em Pembrokeshire, a mais pequena cidade britânica.

Quanto ao príncipe Harry, que se encontra numa visita solitária a terras de Sua Majestade, sem a companhia de Meghan nem dos filhos Archie e Lilibet, recordou a avó na quinta-feira, durante a entrega dos prémios “WellChild”. No discurso, o duque de Sussex afirmou que Isabel II “está a olhar por nós esta noite”.

Ao longo do dia, salvas de canhão têm sido disparadas um pouco por todo o país como forma de assinalar a data.

Outro gesto de evocação da vida da monarca chegou da The East India Company. A empresa sediada no bairro londrino de Mayfair apresentou ao público esta quinta-feira uma luxuosa moeda comemorativa chamada The Crown Coin.

A peça tem o tamanho de uma bola de basquetebol e contém uma moeda de ouro de 1 kg, dez moedas de ouro de 24 quilates e 6.426 diamantes certificados.

Está avaliada, segundo o Dailymail, em cerca de 18,5 milhões de libras, o equivalente a 21,5 milhões de euros.