A polícia marítima resgatou, esta segunda-feira, 50 migrantes, entre eles 12 crianças, ao largo da ilha italiana de Pantelleria.

No âmbito da Operação “THEMIS”, da Agência FRONTEX, os elementos da Polícia Marítima identificaram, junto da costa Italiana, três embarcações que transportavam migrantes ilegais.

Durante esta manhã, os elementos da Polícia Marítima intercetaram duas embarcações com 23 homens, duas mulheres e três crianças, que apresentavam sinais de desidratação e fadiga e sem coletes de salva-vidas. A Polícia Marítima resgatou e transportou as 28 pessoas, por questões de segurança, para o porto de Pantelleria.

Durante esta tarde, os elementos da Polícia Marítima receberam a informação de mais uma embarcação com migrantes, ao largo de Pantelleria, e deslocaram-se de imediato para o local. Foram resgatadas mais 22 pessoas, entre elas três mulheres e nove crianças.

Desde junho de 2023, a Polícia Marítima já resgatou 233 migrantes, no âmbito da Operação Conjunta "THEMIS" da Agência FRONTEX, que tem como missão controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia,

Desde 2017, ano em que iniciou a participação na Operação "THEMIS", a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.