Morreu o antigo presidente de Angola José Eduardo dos Santos. A informação é avançada pela presidência angolana, na página oficial do Facebook.

"O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11h10 , hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença", lê-se na publicação.

José Eduardo dos Santos tinha 79 anos, estava há vários dias ligado às máquinas numa clínica em Barcelona, cidade espanhola onde há já alguns anos era acompanhado devido a problemas de saúde. O estado de saúde do histórico presidente angolano deteriorou-se nos últimos dias, tendo sido internado na unidades de cuidados intensivos no dia 23 de junho.


O governo angolano também já decretou cinco dias de luto oficial, a começar no sábado, dia 9 de julho. Durante os cinco dias de luto nacional, a bandeira angolana deve estar a meia-haste e são cancelados todos os espetáculos e manifestações públicas.