Aos 96 anos, Isabel II é a monarca com mais anos no trono na História do Reino Unido. Os britânicos celebram os 70 anos de reinado com um conjunto de eventos públicos e cerimónias oficiais.

O jubileu de platina comemora sete décadas desde que Isabel II foi corada rainha do Reino Unido, após a morte do seu pai, o Rei Jorge VI, em 1952.

As celebrações dos 70 anos de reinado contam com mais de 20 mil eventos, dos mais variados tipos, e milhões de participantes e espectadores espalhados pelo mundo.

Os fãs da monarquia inglesa acompanham as cerimónias presencialmente ou remotamente, durante toda a sua duração, e muitos chegam até a fazer filas e acampamentos à porta do Palácio de Buckingham.

Os festejos acontecem um pouco por todo o Reino Unido e também nos países pertencentes à Commonwealth, onde estão previstos mais de 600 almoços.

Após dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19, o habitual Desfile de Estandarte regressa nesta quinta-feira.

A parada assinala o dia de aniversário da coroação da monarca. São mais de 1.500 militares, acompanhados de músicos e cavalos, a desfilar com toda a pompa desde o Palácio de Buckingham até a praça da Horse Guards Parade.

As comemorações contam ainda com desfiles aéreos, salvas de tiro, celebrações religiosas, concertos, entre outros.

Foi também revelado o retrato oficial da Rainha para este evento. A fotografia foi tirada por Ranald Mackechnie no Castelo de Windsor, no início do ano.


Várias catedrais e monumentos britânicos serão iluminadas – tal como nos países da Commonwealth e noutros locais do mundo.

A abertura das celebrações do jubileu de platina da Rainha Isabel II não vai contar, nesta quinta-feira, com os príncipes Harry e André na tradicional foto de família na varanda do Palácio de Buckingham.

O príncipe André renunciou aos títulos reais e militares em janeiro do ano passado, na sequência de um caso de abuso sexual.

O príncipe Harry abdicou dos cargos reais em 2020 e foi viver com a mulher, Meghan Markle, e os filhos para os Estados Unidos.

Isabel II será acompanhada por “membros da família real que desempenham atualmente deveres públicos oficiais em nome da Rainha”, disse fonte do Palácio de Buckingham.

Apesar do frágil estado de saúde, que se deteriorou após a morte do marido, a monarca de 96 anos tenciona participar nos eventos que vão assinalar o jubileu de platina.

Na mensagem para a efeméride, Isabel II agradeceu ao povo pela organização dos 200 mil eventos.

“Obrigado a todos que estiveram envolvidos na convocação de comunidades, famílias, vizinhos e amigos para marcar o meu jubileu de platina, no Reino Unido e em toda a Commonwealth."

“Sei que muitas lembranças felizes serão criadas nessas ocasiões festivas. Continuo inspirada pela boa vontade que me foi demonstrada e espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi alcançado nos últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo”, deseja a monarca britânica.


[notícia corrigida - mais de 20 mil eventos e não 200 mil eventos]