Polónia e Dinamarca anunciaram, esta sexta-feira, que decidiram fechar fronteiras, devido ao surto pandémico de coronavírus. São os dois primeiros países europeus a fechar todas as portas ao estrangeiro.

De acordo com o primeiro-ministro local, a Polónia vai proibir estrangeiros de entrar no país, a partir de domingo, e imporá uma quarentena de 14 dias a todos os seus cidadãos que regressem a casa.

"O Estado não abandonará [os seus cidadãos]. Contudo, face à situação atual, não podemos permitir-nos manter as fronteiras abertas a estrangeiros", declarou Mateusz Morawiecki, em conferência de imprensa.

A Dinamarca também fechará as fronteiras a partir de domingo, até, pelo menos, 13 de abril, embora a restrição a estrangeiros não seja tão severa.

A primeira-ministra daquele país, Mette Frederiksen, explicou, em conferência de imprensa, que serão barrados todos os estrangeiros "que não dêem razão credível para entrarem na Dinamarca".

"Cidadãos dinamarqueses e estrangeiros que trabalhem na Dinamarca continuarão a ser livres de entrar e sair do país. O transporte de comida e medicamentos também não será possível afetado", realçou.

A Polónia regista 68 casos de contágio pela Covid-19 e uma morte. A Dinamarca já conta com 801 casos confirmados, sem quaisquer mortes.

Tópicos