“Gostava de ver um partido defender os feirantes”. O desejo em forma de lamento foi ouvido por Tiago Mayan; candidato pelo círculo do Porto e o responsável pela ação de campanha da Iniciativa Liberal, este sábado de manhã, na Feira da Senhora da Hora, em Matosinhos.

Na ausência de Carlos Guimarães Pinto, o presidente do partido, Tiago Mayan escutou o reparo de uma feirante preocupada porque “os feirantes nunca são bem vistos quando vão pedir um crédito”.

Tiago Mayan esforçou-se por lembrar a juventude da “Iniciativa Liberal”, recordando que “o partido tem apenas pouco mais de dois anos”; e ia ouvindo que “a gente quer é gente nova”.

Mas as palavras de ânimo eram logo interrompidas pela manifestação de descontentamento do eleitorado.

A custo e enquanto perguntava pelo preço de uma camisola o eleitor lá recebeu o panfleto, mas ao mesmo tempo deixou cair: “eu cá não voto em ninguém”.

Tiago esforçava-se por lembrar que “assim alguém vai escolher em sua vez”, mas o eleitor para rapidamente concluir a conversa retorquiu: “ótimo, melhor assim”.

Era o momento de prosseguir com o esforço de superar “a dificuldade dos pequenos partidos em serem reconhecidos”, apesar dos sinais que apontam “para um maior reconhecimento nas últimas semanas”.

Ainda assim, Tiago Mayan não está satisfeito e lança um pedido aos eleitores “para que venham ter com a Iniciativa Liberal”, porque o partido “vai estar disponível e acessível na rua para que os eleitores” possam conhecer melhor e falar com os candidatos.