25 set, 2020 - 18:05 • Joana Gonçalves e Cátia Barros (recolha de dados)
[última atualização às 16h00 de 13 de novembro]
Desde o início do ano letivo, a Renascença apurou, junto da comunidade escolar, a existência de casos confirmados de Covid-19 em mais de 512 estabelecimentos de ensino portugueses. Oito instituições foram obrigadas a fechar portas, temporariamente, e centenas de alunos adotaram o regime de aulas à distância, de forma a cumprir o período de quarentena profilática.
Das instituições de ensino identificadas no mapa da Renascença, 40 são privadas e 472 públicas. Nesta lista, a região do Norte apresenta o maior número de infeções entre comunidades escolares, com 176 ocorrências identificadas. Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 154, Centro com 113, Algarve com 33 , o Alentejo com 32 e a Madeira com quatro.
Não foram, ainda, reportados casos de Covid-19 em escolas na região autónoma dos Açores. Importa relembrar que este mapa apresenta apenas os casos confirmados à Renascença e pode, por isso, pecar por defeito.
De acordo com a última atualização da Direção-Geral de Saúde, Portugal regista 49 surtos ativos em escolas portuguesas. Os focos de infeção implicam 449 casos positivos, entre alunos e funcionários - docentes e não docentes. "Nestes casos reportados não estão ainda todos os alunos de erasmus que têm sido bastantes identificados no país", adiantou a diretora-geral da Saúde.
Em declarações aos jornalistas, Graça Freitas assegurou que “não se encontrou nenhuma relação entre essa abertura das escolas e o aumento do número de casos”. “Primeiro porque o número de casos nas escolas é relativamente limitado — muitas vezes são casos isolados, pensa-se que a maior parte das vezes foram contraídos na comunidade e não ao contrário, não são os alunos que levam para a comunidade”, explicou a diretora-geral de Saúde.
A DGS não contabiliza casos isolados em instituições de ensino, mas apenas surtos. De acordo com a definição apresentada no manual da Direção-Geral da Saúde para o controlo da Covid-19 em contexto escolar, um surto é “qualquer agregado de dois ou mais casos com infeção ativa e com ligação epidemiológica”. Numa situação em que existam dois ou mais casos com origens diferentes, serão considerados “surtos”.
No dia em que se assinala o regresso da telescola à RTP Memória, Tiago Brandão Rodrigues, ministro da educação, garantiu que “se olharmos para o sistema de ensino como se fosse uma região, o número de casos positivos nas escolas é o mais baixo do país”.
Questionada pela Renascença sobre a existência de dados oficiais relativamente aos casos de Covid-19 em instituições de ensino, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) remete todas as repostas para o Ministério da Educação. Por sua vez, a tutela liderada por Tiago Brandão Rodrigues não confirma qualquer informação, para além da apresentada na conferência de imprensa da última segunda-feira. A Renascença aguarda ainda uma resposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que no último contacto notou que as instituições de ensino superior são dotadas de autonomia administrativa.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) atualizou, também, esta quarta-feira, uma lista de escolas onde já se registaram casos positivos de Covid-19.
Nota metodológica: Este mapa não inclui a região autónoma dos Açores, porque não foram ainda reportados casos de Covid-19 na comunidade escolar no arquipélago. A Renascença tentou contactar a Secretaria Regional de Saúde, mas não obteve resposta.
Neste trabalho só estão representadas escolas que tenham divulgado comunicado oficial, junto da comunidade escolar ou nos respectivos sites oficiais, que confirme a existência de um ou mais casos de infeção pelo novo coronavírus entre alunos ou funcionários da instituição. Ou, ainda, escolas que não tendo divulgado nenhum comunicado oficial, confirmaram à Renascença a informação avançada por agentes externos à instituição. Em casos excecionais, a confirmação foi avançada pelas autarquias dos concelhos a que pertencem as escolas.
A Renascença agradece a colaboração de todos os leitores e as dezenas de mensagens que recebeu, até ao momento. Todas as informações foram averiguadas e no mapa estão assinaladas aquelas que apresentam os critérios acima mencionados.