Mais um dia, tudo igual para João Almeida: o ciclista português continua a vestir a camisola rosa da Volta a Itália após a sétima etapa, que marcou o "hat-trick" do francês Arnaud Démare.

João Almeida (Deceuninck-QuickStep), que foi 16.º, chegou à meta com o resto do pelotão. Terminou o percurso de 143 quilómetros entre Matera e Brindisi com o mesmo tempo de Démare. O francês da Groupama-FDJ bateu ao "sprint" o eslovaco Peter Sagan (Bora-Hangrohe) e o australiano Michael Matthews (Sunweb).

Na classificação geral individual, João Almeida beneficiou de um "corte" no final para reforçar a liderança: tem agora 48 segundos de vantagem sobre o holandês Wolco Kelderman (Sunweb), agora segundo, e 49 sobre o espanhol Pello Bilbao López de Armentia (Bahrain-McLaren), que caiu para a terceira posição.

Na oitava etapa, João Almeida vestirá de rosa pela quinta vez no Giro. O percurso de 200 quilómetros, que liga Giovinazzo a Vieste, conta com dois prémios de montanha, um de segunda e outro de quarta categoria, e ainda um final em circuito.

[notícia atualizada às 16h08]