Tempo
|
euranetplus-inside.eu
  • ​Variante Delta ameaça Verão europeu

    VISTO DE BRUXELAS

    ​Variante Delta ameaça Verão europeu

    Neste Visto de Bruxelas vamos ver como é que a variante Delta do novo coronavírus está a ameaçar as férias de Verão, um pouco por toda a Europa. Falamos ainda dos muitos milhões de euros que fazem parte dos Planos de Recuperação e Resiliência e que foram aprovados formalmente esta semana pelos ministros das Finanças da UE. Olhamos ainda para a inteligência artificial e de que forma é que está a mudar o mundo do trabalho na Europa.
  • ​Prioridades eslovenas para a UE

    VISTO DE BRUXELAS

    ​Prioridades eslovenas para a UE

    A semana foi a primeira da presidência Eslovena do Conselho da UE, que sucede aos seis meses da presidência portuguesa. Na edição de hoje, vamos olhar para o que defendem os eslovenos para este meio ano.
  • Presidência portuguesa em hora de balanço

    ​VISTO DE BRUXELAS

    Presidência portuguesa em hora de balanço

    ​Nesta edição do visto de Bruxelas vamos fazer o balanço da presidência portuguesa da União Europeia que passou agora o testemunho à Eslovénia. Portugal assumiu nestes primeiros seis meses do ano a presidência do Conselho da União Europeia. Meses marcados pelos avanços e recuos da pandemia, na vacinação, nas restrições de viagens e que analisamos na edição de hoje.
  • Hungria volta a pisar a linha vermelha dos direitos fundamentais

    VISTO DE BRUXELAS

    Hungria volta a pisar a linha vermelha dos direitos fundamentais

    Mais uma vez, a Hungria volta a centrar atenções de todos os outros 26 Estados-membros, ao assumir posições que violam os direitos fundamentais defendidos sempre pela comunidade europeia. E o problema acabou por dominar todo o primeiro dia da Cimeira dos 27 em Bruxelas.
  • Leão assegura: "Europa está num ponto de viragem"

    VISTO DE BRUXELAS

    Leão assegura: "Europa está num ponto de viragem"

    Na edição desta sexta, analisamos uma semana muito marcada por questões económicas, também o certificado digital Covid a ganhar dimensão na UE e ainda os ecos da presença de Joe Biden na Europa.
  • Certificado Digital une UE

    VISTO DE BRUXELAS

    Certificado Digital une UE

    Na edição daste semana falamos do "passaporte digital Covid" para tentar relançar o turismo, da aprovação dos Planos de Recuperação e Resiliência, do relatório anual sobre as Drogas na UE e da Cimeira do G7.
  • Regras apertadas… suspensas até 2023

    ​VISTO DE BRUXELAS

    Regras apertadas… suspensas até 2023

    As regras orçamentais relativas ao défice e à dívida vão manter-se suspensas no próximo ano. A esmagadora maioria dos Estados-membros deverá ultrapassar o limite dos 3% em 2021, mas não deverá ser activado nenhum procedimento por défice excessivo este ano ou no próximo.
  • ​Vacinas no bom caminho

    ​VISTO DE BRUXELAS

    ​Vacinas no bom caminho

    Depois dos atrasos e dificuldades iniciais, a vacinação na União Europeia está agora bem encaminhada. A presidente da Comissão diz que quase metade dos adultos da União Europeia já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid e, ao ritmo actual, Ursula von der Leyen acredita que é possível cumprir a meta de ter 70% da população adulta na Europa vacinada em finais de Julho.
  • Certificado e patentes provocam “desunião” na UE

    ​VISTO DE BRUXELAS

    Certificado e patentes provocam “desunião” na UE

    Esta semana vários temas dominaram as notícias na União Europeia, mas as vacinas e a pandemia continuam no topo da atualidade. E já há acordo para o certificado digital cujos pormenores conhecemos nesta edição.
  • Balanço de uma semana cheia

    ​VISTO DE BRUXELAS

    Balanço de uma semana cheia

    Semana que se sucede a outra de grande actividade da presidência portuguesa da União Europeia. Na edição de hoje falamos do Conselho Europeu Informal, da Cimeira Social, da Cimeira UE/Índia, mas também falamos das previsões económicas da Primavera, de Turismo e do problema das migrações.