Vai ao S. João no Porto? Tudo o que precisa de saber
21-06-2024 - 21:26
 • Renascença

A noite mais longa na cidade Invicta está a chegar. Na noite da festa popular haverá música, alho porro, martelinhos, sardinhas e estão previstas restrições no lançamento de balões, condicionamentos de trânsito e horários especiais nos transportes públicos.

Como já é tradição, na noite de 23 para 24 todos os caminhos vão dar às ruas da Invicta. Este ano com três polos festivos: vai poder celebrar a noite de São João no Palácio de Cristal, na Cordoaria ou na Casa da Música. A Renascença reuniu tudo o que precisa de saber sobre a noite mais longa do ano.

Pode lançar balões, mas num horário específico

Quer lançar balões, atenção ao horário. O lançamento de balões é autorizado, mas em horário definido. Só será permitido lançar balões entre as 21h45 de domingo e a 01h00 de segunda-feira, período em que o espaço aéreo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará temporariamente encerrado.

Ir de carro? Há condicionamentos no trânsito

Os festejos da noite de São João vão obrigar a alguns condicionamentos.

Condicionamentos na Ponte Luís I

As limitações começam durante a noite de sábado, dia 22, devido à montagem do fogo de artifício na Ponte Luís I. A partir das 22h00, o passeio poente do tabuleiro inferior está cortado, pelo que a circulação pedonal apenas se fará no passeio nascente.

Já no dia 23, a partir das 19h, o trânsito no tabuleiro inferior da ponte Luís I vai ser cortado e assim continuará durante a madrugada até estarem concluídas as operações de limpeza e verificadas as condições de segurança.

Também no tabuleiro inferior, entre as 22h30 de domingo e a 01h00 de segunda-feira, a circulação pedonal vai ser cortada e retomada assim que as condições de segurança estejam asseguradas.

No tabuleiro superior, a circulação pedonal vai estar condicionada entre as 14h00 de domingo e as 04h00 de segunda-feira. A circulação do metro vai ser interrompida entre as 23h30 e a 01h00.

Condicionamentos no Centro do Porto

Este ano, os festejos vão decorrer também na zona da Cordoaria e Boavista. Assim, nas ligações ao Palácio de Cristal e à Casa da Música, a circulação automóvel vai estar interdita das 20h00 de dia 23 e até às 08h00 de dia 24.

O trânsito vai estar cortado durante esse período da Avenida Paiva Couceiro, até à rotunda do Freixo, e na marginal até ao cruzamento com a Rua da Restauração.

Condicionamentos na Ponte do Infante

Na Ponte do Infante, o trânsito automóvel será cortado a partir das 19h00. Os transportes públicos estão impedidos de circular na ponte entre as 22h00 e as 03h00.

Condicionamentos de Gaia

Entre as 19h00 do dia 23 e as 08h00 do dia 24, em Gaia, trânsito vai estar interrompido na Avenida Diogo Leite, Avenida Ramos Pinto, Largo Luís I, Rua Rocha Leão, Calçada da Serra, Rua Casino da Ponte, Rua da Fervença e na Rua General Torres (entre o Largo Luís I, a Via da Misericórdia e a Rua Daniel Serrão).

S. João com transportes noite dentro

Para quem escolher ir de Metro, a circulação vai decorrer durante toda a noite em todas as linhas, exceto na Linha Violeta (E) com destino para o Aeroporto, que encerrará no horário normal, à 01h00.

Em comunicado, a metro do Porto indica que a circulação na Ponte Luís I vai ser interrompida entre as 23h30 e a 01h00 devido ao fogo de artifício e à concentração de pessoas no Jardim do Morro.

Assim, o serviço na Linha Amarela (D) é garantido com circulações no trajeto Hospital São João-São Bento e a partir de General Torres.

No dia 24 de junho, segunda-feira, o Metro do Porto vai funcionar no horário domingo/feriado.

Já para aqueles que pensam utilizar o autocarro, em comunicado, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) afirma que não vai haver circulação na ponte Luis I entre as 19h00 de dia 23 e as 06h00 de dia 24. Na ponte do Infante acontecerá o mesmo entre as 22h do dia 23 e as 3h do dia 24 de junho.

Os restantes serviços decorrem com “aumento de frequências e da alocação de viaturas de grande capacidade”.

Avenida dos Aliados livre de obras

Desde a semana passada que as obras da linha Rosa terminaram na Avenida do Aliados e por isso está livre dos constrangimentos rodoviários.

Música, Fogo de Artifício e as tradicionais rusgas no Porto

Como não há festa sem música, o município do Porto organizou um conjunto de atividades para celebrar o São João.

No Largo do Amor de Perdição entre as 22h00 às 4h00 vai poder ouvir Fernando Correia Marques, Augusto Canário & Amigos e MC Abreus & DJ Arthur.

A Ana Moura e a Orquestra Bamba Social Roda de Samba vão dar música aos jardins do Palácio de Cristal das 22h00 às 2h00.

José Pinhal Post-Mortem Experience, Pop’lar e Hipster Pimba vão fazer dançar a Praça da Casa da Música das 22h00 às 02h00.

Na ribeira do Porto e Gaia, o tradicional fogo de artifício vai durar 16 minutos numa parceria entre as câmaras de Porto e Gaia.

No dia 24, feriado municipal no Porto, às 18h00 e como manda a tradção, o Concerto de São João da Banda Sinfónica Portuguesa vai acontecer na concha acústica dos Jardins do Palácio de Cristal.

Para além dos concertos, há outras atividades a acontecer. No dia 22, às 21h00, as tradicionais Rusgas vão partir da Rua de Santa Catarina até à Praça do General Humberto Delgado onde a fadista Lenita Gentil vai atuar no final das Rusgas.