Cientistas portugueses inventam plástico biodegradável "com todas as vantagens" no panorama ambiental
24-05-2022 - 18:52
 • Pedro Mesquita com Renascença

Um investigador da Universidade de Coimbra explica que o material pode proteger alimentos e medicamentos.

Uma equipa de cientistas portuguesas desenvolveu um material sustentável, ainda sem nome definido, que se trata de uma espécie de plástico biodegradável, "com todas as vantagens" no panorama ambiental, sobre o material original.

A equipa da Universidade de Coimbra desenvolveu o novo produto nos últimos três anos.

À Renascença, o professor Luis Alves - o investigador principal da equipa coordenada por José Gamelas - explica que o material pode ter "aplicações onde se costuma utilizar algum tipo de plástico".

"Tem barreiras a gases, como oxigénio, extremamente boas para proteger alimentos e medicamentos", afirma.

Luis Alves indica que o produto é desenvolvido a partir de nano celulose combinada com um mineral fibroso.

"O material não só é biodegradável, como também é obtido de uma fonte natural, o que faz com que não tenha uma pegada ambiental significativa. Não precisamos de processos químicos", realça o investigador.

O professor da Universidade de Coimbra acredita que "há interessados" no produto, mas é necessário dar um passo no sentido da industrialização e de patentear partes do processo - não o fazendo para a globalidade do material.

"Acredito que se conseguirmos atrair o interesse de uma indústria, quer seja ela portuguesa ou estrangeira, poderíamos ter isto no mercado em poucos anos", conclui.