Recordes de Cristiano Ronaldo "acontecem também pelo valor da equipa e do selecionador"
16-06-2021 - 12:45
 • João Paulo Ribeiro

Rolão Preto, que trabalhou com CR7 no Sporting, aposta na continuidade de William Carvalho e Danilo Pereira no onze português frente à Alemanha, no segundo jogo no Euro 2020.

Rolão Preto, treinador de Cristiano Ronaldo no Sporting de Laszlo Boloni, em 2002/03, já aponta à ultrapassagem do internacional português ao iraniano Ali Daei como o melhor marcador de seleções e enaltece a importância da equipa e do selecionador nos registos do capitão.

Aos 36 anos, CR7 bisou na estreia de Portugal no Euro 2020 e bateu mais recordes: tornou-se no jogador com mais golos em Europeus (11), mais presenças em fases finais (5), a marcar no maior número de Europeus (5), a marcar em mais jogos da fase final da competição (8). Além disso, ficou a três golos do recorde de Ali Daei, que apontou 109 pela seleção do Irão.

Em entrevista a Bola Branca, Rolão Preto admite ficar "muito feliz" pelos recordes batidos pelo capitão da seleção na vitória frente à Hungria.

"São muito importantes para ele, mas também para todos nós e para o futebol português. Pode seguir-se outro recorde [Ali Daei], mas no futebol tudo pode acontecer. Do ponto de vista coletivo, a seleção está a mostrar toda a sua qualidade e o Ronaldo aparece nos momentos decisivos. Estes recordes acontecem, também, pelo valor da equipa e do selecionador. Há todo um trabalho coletivo que é preciso destacar, porque daqui a uns anos não temos Cristiano Ronaldo, mas teremos outros jogadores de grande qualidade", refere o treinador adjunto do Portimonense.

Sporting só mais tarde


Ronaldo tem sido associado ao Sporting, numa altura em que não é certa a sua continuidade na Juventus. Rolão Preto admite que o avançado possa mudar de ares, mas não o vê já de volta a Alvalade.

"O Cristiano Ronaldo poderá até sair da Juventus, mas terá a ideia de ir para um clube que lute pela vitória na Champions. Claro que o Sporting atravessa uma boa fase do ponto de vista competitivo, vai jogar a Champions, mas eu estaria mais inclinado para que ele vá para um grande clube europeu. Será aí que ele poderá conseguir resultados até do ponto de vista individual, marcar mais golos, etc", acrescenta.

Dupla William-Danilo é para manter


Cristiano Ronaldo destacou-se contra a Hungria, mas William Carvalho e Danilo Pereira também estiveram bem e devem manter-se no onze diante da Alemanha, de acordo com o treinador Rolão Preto, que considera que Fernando Santos "esteve muito bem" ao manter a sua matriz.

"Não foi por jogarmos com dois médios-centro com as características de William e Danilo que tivemos maiores ou menores dificuldades. Na primeira parte, tivemos oportunidades flagrantes para marcar e, se tivéssemos tornado logo a equipa mais ofensiva, íamos perder o equilíbrio que temos tido ao longo da campanha com Fernando Santos na seleção. Foram feitas alterações mais tarde, mas circunstanciais e com a entrada de jogadores de grande qualidade, também", analisa.

Rolão Preto não tem dúvidas de que o selecionador "vai manter esta matriz tática nos próximos jogos no onze inicial de Portugal".

O próximo jogo de Portugal no grupo F do Euro 2020 é já no sábado, às 17h00, em Munique, diante da Alemanha. Encontro com relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.