Portugal enfrenta hoje a Alemanha no primeiro teste de fogo à defesa do título
19-06-2021 - 08:01
 • Renascença

A seleção nacional volta a jogar em "terreno inimigo", em Munique, depois de ter entrado no torneio com uma vitória por 3-0 frente à Hungria.

A seleção nacional disputa hoje um dos grandes desafios da fase de grupos do Euro 2020, frente à seleção alemã, que vai jogar em casa, em Munique. Em caso de triunfo, Portugal garante presença nos oitavos de final.

A equipa de Fernando Santos vai entrar em campo num contexto oposto ao alemão, uma vez que chega com o "conforto" de ter vencido a primeira jornada, frente à Hungria, por 3-0, enquanto que a Alemanha perdeu na estreia com a França, por 1-0.

Apesar do resultado expressivo, a seleção teve dificuldades para vencer a Hungria, umas das seleções com menor cotação desta fase final do Euro 2020. Raphael Guerreiro abriu o marcador aos 84 minutos, Cristiano Ronaldo dilatou a vantagem, aos 87 minutos de penálti, e aos 92, numa grande jogada coletiva da equipa portuguesa.

Contornar a história

O próximo adversário é a Alemanha, em Munique, num jogo em que a seleção portuguesa sabe que garante presença nos oitavos de final se vencer. Um empate também coloca Portugal numa posição muito favorável para a qualificação.

No entanto, o histórico das duas seleções é desfavorável para Portugal. Num total de 18 jogos, Portugal só venceu três vezes e é preciso recusar 21 anos para o último triunfo, na fase de grupos do Euro 2000, por 3-0.

Desde então, Portugal jogou quatro vezes contra a Alemanha e perdeu sempre: 4-0 na fase de grupos do Mundial 2014, 1-0 na fase de grupos do Euro 2012, 3-2 nos quartos de final do Euro 2008 e 3-1 no jogo de terceiro e quarto lugar do Mundial 2006.

Fernando Santos não tem medo e acha que Portugal pode contornar a história recente: "A seleção portuguesa passou a ser respeitada. Já era forte antes, mas havia quatro ou cinco seleções que, apesar de terem muita consideração por Portugal e pelos jogadores, acreditavam sempre que eram mais fortes e iam ganhar. Hoje, respeitam-nos mais, não têm tantas certezas".


Apesar da confiança, o selecionador nacional deixou rasgados elogios à Alemanha, que considera que é favorito por jogar em casa, em Munique.

"Esta equipa alemã é fantástica, muito coletiva e dominadora, mas sabe que vai ter pela frente uma grande equipa. Não tenho medo nenhum da Alemanha, mas daí a acharmos que Portugal é favorito a jogar na Alemanha contra a Alemanha é abusivo, e se o fizéssemos estaríamos muito perto de nem sequer empatar o jogo", afirmou.

O onze provável

Apesar da vitória por 3-0, Fernando Santos poderá mexer no onze inicial, principalmente devido à entrada decisiva de Renato Sanches na partida. Rafa Silva também foi suplente utilizado frente à Hungria e decidiu, estando envolvido com duas assistências e ao sofrer o penálti do primeiro golo de Cristiano Ronaldo.

A opção de utilizar os dois médios-defensivos William Carvalho e Danilo Pereira foi contestada no jogo frente à Hungria, mas Fernando Santos deverá manter a escolha, num jogo em que terá de defender mais do que contra os húngaros.

Portugal deverá alinhar de início com Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro, Danilo Pereira, William Carvalho, Renato Sanches, Bruno Fernandes, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.

Depois de ter jogado com estádio cheio na Puskás Arena, em Budapeste, Portugal volta a jogar em terreno inimigo, mas com um ambiente que se espera menos hostil, uma vez que a Allianz Arena, em Munique, vai receber apenas 14.500 espectadores.

O inglês Anthony Taylor será o árbitro do jogo. Natural de Manchester, o árbitro de 42 anos terá como assistentes os compatriotas Gary Beswick e Adam Nunn, enquanto o quarto árbitro será o sérvio Srdjan Jovanovic. O videoárbitro será o inglês Stuart Attwell.

O jogo entre Portugal e Alemanha, para a segunda jornada da fase de grupos do Euro 2020, tem apito inicial marcado para as 17h00 e terá relato na Renascença em direto da Allianz Arena e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.