Sérgio Conceição é expulso, mas recusa sair do banco
09-08-2023 - 22:47
 • Renascença

Treinador do FC Porto recusou-se a abandonar o campo até receber explicações de Luís Godinho, árbitro principal da Supertaça frente ao Benfica, pelo cartão vermelho.

O treinador do FC Porto foi expulso pelo árbitro nos descontos da Supertaça, frente ao Benfica, mas recusou-se a deixar o banco.

Sérgio Conceição viu o cartão vermelho, ao sétimo minuto de descontos, por palavras para Luís Godinho. Expletivos percetíveis na transmissão televisiva. Contudo, teimou em não abandonar o relvado.

"Não saio, não saio. Eu fico aqui", dizia o técnico portista, instado pelo quarto árbitro, Fábio Veríssimo, a sair.

Godinho falou com Marcano, que herdara a braçadeira de capitão do já expulso Pepe, e o espanhol foi conversar com Conceição. No entanto, o treinador manteve-se firme: só falaria com o árbitro principal. Rafa Silva, do Benfica, também tentou a sua sorte, mas levou a mesma resposta.

Parecia um arrufo de namorados: Luís Godinho recusava-se a falar com Sérgio Conceição, que por sua vez fazia finca-pé. Ninguém o tirava de lá. Até Luisão se meteu ao barulho, também sem sucesso.

Até que, por fim, o árbitro cedeu à vontade do treinador e foi falar com ele. Após uma conversa entre ambos, Sérgio Conceição lá aceitou deixar o relvado. Para trás, tinham ficado cinco minutos de indefinição.

Schmidt teve "déjà vu"


Curiosamente, em 2016, o técnico do Bayer Leverkusen causou polémica quando foi expulso, num jogo com o Borussia de Dortmund, e recusou deixar o relvado. Acabou por ser o árbitro a abandonar o encontro, durante dez minutos. O nome desse treinador? Roger Schmidt.

Após a Supertaça, em conferência de imprensa, o treinador do Benfica foi questionado sobre o caso de Sérgio Conceição, assim como sobre o episódio que ele próprio protagonizara em 2016, na Alemanha.

"Não posso dizer nada, não sei porque é que ele foi expulso, não sei nada dessa situação e não posso comentar", disse o técnico alemão, antes de ser interrompido pela comunicação dos encarnados.

O Benfica venceu o FC Porto por 2-0, em Aveiro, e conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro troféu da época 2023/24.

[notícia atualizada às 00h44 do dia 10 de agosto]