16 set, 2024 - 08:00 • João Malheiro
A noite dos Emmys concluiu sem grandes surpresas na secção de Drama. "Shogun", a série da Disney+ que retrata o Japão feudal durante o final da influência portuguesa no país, foi eleita a Melhor Série e bateu mesmo o recorde de estatuetas atribuídas a uma única temporada.
No total, a série venceu 18 prémios. Uma marca estratosférica, já que o recorde anterior era de 13 galardões, conquistados pela minissérie "John Adams" da HBO, em 2008.
As categorias ganhas por Shogun foram: Melhor Série Dramática, Melhor Realização, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Convidado, Melhor Mistura de Som, Melhor Edição de Som, Melhor Edição, Melhor Cinematografia, Melhor Guarda-Roupa Histórico, Melhores Créditos de Abertura, Melhor Direção de Arte, Melhor Maquihagem, Melhores Duplos, Melhor Casting, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Maquilhagem Histórica e Melhores Penteados Históricos.
Na Comédia, "Hacks" surpreendeu e conseguiu ganhar Melhor Série de Comédia, indo contra o favoritismo de "The Bear". No entanto, a série sobre o restaurante mais caótico de Chicago teve motivos para sorrir: Bateu o recorde de número de prémios ganhos por uma única temporada de Comédia.
Depois de já ter definido o recorde na primeira temporada, quando venceu dez Emmys, desta vez "The Bear" saiu da gala com 11 estatuetas na mão.
Ao todo,a série da Disney+ venceu: Melhor Ator, Melhor Ator Secundário, Melhor Atriz Secundária, Melhor Atriz Convidada, Melhor Ator Convidado, Melhor Realização, Melhor Casting, Melhor Cinematografia, Melhor Edição de Som, Melhor Mistura de Som e Melhor Edição.
“Shogun” é a primeira série de língua não inglesa (...)