Tempo
|
A+ / A-

Lisboa

Jovem francesa é suspeita de ter vandalizado Padrão dos Descobrimentos

10 ago, 2021 - 08:00 • Sofia Freitas Moreira com Redação

A alegada autora do grafiti terá partilhado um vídeo da mensagem grafitada, nas redes sociais, com a descrição “it’s a wrap. Bye Lisboa”, que se traduz livremente para “chegou ao fim. Adeus Lisboa”.

A+ / A-

Uma jovem francesa, que já não se encontrará em Portugal, é suspeita de ter vandalizado o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, na madrugada de domingo.

A suspeita é avançada pelo jornal "i", esta terça-feira, apesar de a PSP ainda nada ter revelado sobre suspeitas quanto ao autor do ato de vandalismo.

A alegada autora do grafiti no monumento lisboeta é estudante na L’Ecole d’Art e terá partilhado um vídeo da mensagem grafitada nas redes sociais, com a descrição “it’s a wrap. Bye Lisboa”, que se traduz livremente para “chegou ao fim. Adeus Lisboa”.

De acordo com o "i", a publicação terá sido feita numa conta com o nome de utilizador “___l.i.a___”, correspondendo, desta forma, à assinatura deixada no grafiti. Pensa-se que a suspeita já não estará em território português.

O Padrão dos Descobrimentos foi vandalizado no domingo com um "graffiti" numa das laterais do monumento, com uma extensão de cerca de 20 metros e escrito em inglês.

Na mensagem lê-se, em inglês, "Blindly sailing for monney [sic], humanity is drowning in a scarllet [sic] sea lia [sic]", o que, numa tradução livre, pode ser lido em português como "Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate".

O monumento foi desenhado pelo arquiteto Cottinelli Telmo e pelo escultor Leopoldo de Almeida, sendo incluído na Exposição do Mundo Português, que se realizou em 1940. Esta foi a primeira vez que o monumento foi mostrado ao público.

Em 1960, por ocasião da comemoração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, o Padrão dos Descobrimentos foi reconstruído em betão, sendo inaugurado como Centro Cultural das Descobertas em 1985.

Os trabalhos de limpeza já foram concluídos, anunciou na segunda-feira o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Guerra cibernetica
    10 ago, 2021 Nós 22:29
    Uma tipa destas, vive da NET e das redes sociais. Declarem-lhe uma guerra cibernética que lhe vai fazer mais mossa que 5 anos de cadeia que ela nunca cumprirá.
  • Miguel Machado
    10 ago, 2021 Joane 09:24
    Isto a que chamam de vandalismo é uma maneira eficiente de chamar a atenção para as alterações ambientais, se escrevessem numa parede qualquer ninguém sabia assim foi noticia em toda a comunicação social.

Destaques V+