Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

D. Sebastião está de volta à estação do Rossio

21 jul, 2021 - 17:45 • Lusa

Réplica da estátua derrubada colocada na estação do Rossio. A opção por colocar uma réplica na fachada "deve-se ao facto de a escultura original estar vulnerável, explica a Infraestruturas de Portugal.

A+ / A-

Uma réplica da estátua de Dom Sebastião, derrubada por um turista em 2016, foi hoje colocada no local da anterior, na fachada da estação do Rossio, em Lisboa, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

A réplica da estátua hoje colocada no nicho da fachada da Estação Ferroviária do Rossio foi uma produção adjudicada pela IP ao escultor e restaurador Pedro Lino, da firma Pigmento Efémero - Artes e Restauro.

A opção por colocar uma réplica na fachada "deve-se ao facto de a escultura original estar vulnerável, por ter perdido propriedades físicas e químicas devido à qualidade da pedra e à idade da mesma", salientou a empresa pública.

A réplica foi executada em calcário branco semirijo por Pedro Lino, que estudou Cantaria Ornamental na Escola de Artes e Ofícios da Batalha, fez uma especialização em Conservação e Restauro em Lisboa e colabora com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A produção da réplica demorou cerca de quatro meses a partir de moldes e contramolde do modelo original.

A estátua original, da autoria do escultor francês Gabriel Farail (1838-1892), decorava a fachada neogótica do edifício da estação de comboios do Rossio, projetado por José Luís Monteiro e inaugurado em 11 de junho de 1890.

Em maio de 2016, a estátua foi derrubada e desfeita em 90 fragmentos quando um turista tentou tirar uma "selfie" com a figura do rei português.

Os fragmentos foram recolhidos na totalidade e a estátua original "foi restaurada peça a peça, num trabalho moroso e de elevado grau de complexidade", pela conservadora Bruna Pereira de Oliveira, da empresa Água de Cal, tendo sido concluído em agosto de 2020.

A estátua original está guardada no Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto, em Lisboa, e irá ser colocada no átrio inferior da estação, num local visível, mas protegida por uma estrutura de vidro, cujo projeto aguarda a apreciação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), revelou a IP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+