Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Espólios de Rui Mendes e Armando Jorge doados ao Museu do Teatro e da Dança

20 jul, 2021 - 14:58 • Maria João Costa

Nos últimos meses o Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, concluiu um processo de doações que vai valorizar o seu acervo. Entre as doações está uma pintura de Manuel Amado, e os espólios de Armando Jorge, Rui Mendes, Carlos Selvagem e Vera Castro.

A+ / A-

São consideradas “doações de grande importância que valorizam e reforçam o acervo” do Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD), em Lisboa. Em comunicado, a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) confirma que nos últimos meses aquele museu concluiu um processo de doações provenientes de nomes importantes ligados ao teatro e meio artístico.

Entre os espólios doados destacam-se o do antigo bailarino, coreógrafo e figurinista Armando Jorge, o espólio e a biblioteca do ator e encenador Rui Mendes, a coleção de manuscritos originais do dramaturgo Carlos Selvagem doada pela família, o acervo da pintora, figurinista e cenógrafa Vera Castro, doado por Rui Morais e Castro e por último um quadro do pintor Manuel Amado.

A DGPC fala do “reforço” da coleção do MNTD e explica que, no caso de Armando Jorge que se trata de uma doação em vida, contempla um acervo que “não só tem a maior importância para a história da dança em Portugal, como também para o conhecimento da evolução da dança a nível internacional, uma vez que Armando Jorge, além da carreira internacional, foi também um exímio colecionador de objetos e de documentação associados à dança europeia.”

Armando Jorge começou a sua carreira em Portugal como bailarino, onde passou pelo Círculo de Iniciação Coreográfica de Margarida de Abreu e pelos Bailados Verde Gaio. Porém, antes de viajar para o Canadá onde integrou os Grands Ballets Canadiens. Chegou a desempenhar funções como professor e codiretor do Ballet Jazz de Montreal. No regresso a Portugal fez parte do Ballet Gulbenkian, onde se iniciou como coreógrafo. Entre 1978 e 1993 foi diretor da Companhia Nacional de Bailado.

Também em vida, aos 84 anos e ainda no ativo, o ator Rui Mendes doou ao MNTD o seu espólio e biblioteca. “Além de documentar uma notável carreira, o espólio de Rui Mendes agora entregue contempla também a sua uma vasta e rica biblioteca teatral e um núcleo documental do ator Henrique de Albuquerque”, avô de Rui Mendes, diz a DGPC em comunicado.

Rui Mendes que estudou arquitetura, tornou-se ator profissional em 1956 no palco do Teatro da Trindade. Integrou várias companhias, entre elas, o Teatro Popular de Lisboa, Teatro Moderno de Lisboa, Teatro Nacional Popular, Grupo 4/ Teatro Aberto - de que foi um dos fundadores. Mais recentemente esteve no elenco do Teatro da Cornucópia, Teatro Nacional D. Maria II e Teatro da Malaposta. Rui Mendes tem feito também cinema e televisão e dedicou-se ao ensino na Escola Superior de Teatro e Cinema até 2000.


O MNTD passa também a partir de agora a contar com a coleção de manuscritos originais do dramaturgo Carlos Selvagem que foi doado pela família do dramaturgo desaparecido em 1973. “Trata-se de uma coleção da maior importância para a preservação e para o conhecimento da dramaturgia e do teatro português”, refere a DGPC. Autor que chegou a ser presidente da Sociedade Portuguesa de Autores entre 1968 e 1973, deixou no espólio da dramaturgia escrita em português textos como “Ninho de Águias” (1920), “O Herdeiro” (1923), “Telmo, o Aventureiro” (1937), “A Encruzilhada” (1941), “Espada de Fogo” (1949), “O Anjo Rebelde” (1962) ou “A Bela Impéria” (1966).

Entre as novidades que passam a integrar a coleção do MNTD está uma pintura de Manuel Amado. O artista que morreu em 2019 teve uma carreira ligada ao teatro. Ao museu foi entregue o quadro a óleo intitulado “A última ceia dos polichinelos” de 2005

Também o espólio da pintora, figurinista e cenógrafa Vera Castro foi entregue ao museu por Rui Morais e Castro. Criadora de figurinos para coreografias de Olga Roriz, Paulo Ribeiro, Né Barros, Rui Lopes Graça e Mehmet Balkan, entre muitos outros, Vera Castro tem também o seu trabalho como pintora representado na coleção do Ministério da Cultura e em coleções particulares.

O espólio de Vera Castro agora doado ao MNTD, “é constituído por figurinos, trabalhos plásticos para cena e documentação diversa, que ilustram não apenas a sua notável carreira artística como criadora plástica do espetáculo, mas também alguns dos momentos mais marcantes da nossa criação contemporânea no teatro e na dança”, explica a DGPC em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+