Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Alentejo

Jovens promovem exposição de fotografia contra a violência infantil

19 jul, 2021 - 13:28 • Rosário Silva

De Cuba para Évora, a exposição patente até ao final do mês, pretende sensibilizar toda a comunidade “para a prevenção urgente dos maus-tratos a crianças e jovens.”

A+ / A-

“Como se sentirá uma criança após ser agredida por um adulto?” A pergunta, que também é tema, foi o ponto de partida para um projeto que desafiou os jovens da vila alentejana de Cuba, no distrito de Beja, de forma voluntária, a darem resposta a esta questão, com recurso à fotografia.

A iniciativa, concebida em parceria pelo Projeto Cuba (Con)Vida CLDS 4G da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, em conjunto com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), Escola Profissional e município de Cuba, deu origem a uma exposição que pode agora ser visitada, em Évora, no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), até dia 30 de julho.

A exposição pretende “mostrar que é possível quebrar a violência se nos colocarmos na pele de quem a sofre”, referem os promotores, numa nota enviada à Renascença.

Assim, o desafio foi lançado aos jovens do 1º ano de CEF (Curso de Educação e Formação) do Curso de Fotografia da Escola Profissional de Cuba, convidando-os a envolverem-se neste trabalho, onde foram fotógrafos e modelos, “mostrando a força das suas imagens” e, por outro lado, sensibilizarem toda a comunidade “para a prevenção urgente dos maus-tratos a crianças e jovens.”

É a força dessas imagens que pode ser aferida por quem visitar, até ao fim deste mês, a exposição. “São gritos de dor, em silêncio, que ecoam nestas fotografias e

nas suas legendas”, acentuam os responsáveis pelo Projeto Cuba (Con)Vida CLDS 4G da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado.

Enquadrada na atividade do Centro de Inovação Social da FEA, enquanto espaço de comunidade e comunidades, esta mostra, de entrada livre, contribui assim para “a sensibilização e incentivo à geração de novas soluções sociais” para um problema “importante e com forte impacto na vida das vítimas.”

Fotos: Associação Terras Dentro
Fotos: Associação Terras Dentro

Refira-se que o Cuba (Con)Vida 4G é um projeto com intervenção no concelho de Cuba, cuja entidade coordenadora local é a Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado.

O objetivo do Cuba (Con)Vida 4G, passa por trabalhar em parceria, no sentido de promover a inclusão social dos cidadãos, de forma a combater a pobreza e a exclusão social “através de atividades que permitam aos destinatários o desenvolvimento de competências de empregabilidade, pessoais, sociais, empreendedoras e parentais.”

Enquadrado no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, o projeto é financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+