Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jovem compositor Marco Pereira vence primeira edição do prémio OPART/TNSC

15 jul, 2021 - 16:45 • Redação

Violoncelista, que está a estudar para ser maestro, inspirou-se num poema de Fernando Pessoa. A composição “O Mostrengo” será estreada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e editada pela AVA Musical Editions.

A+ / A-

O músico Marco Pereira é o grande vencedor da primeira edição do prémio criado pelo OPART/Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) é Marco Pereira, com a obra “O Mostrengo”.

Inspirada num poema da “Mensagem” de Fernando Pessoa, a composição “O Mostrengo” será estreada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e editada pela AVA Musical Editions.

O júri elegeu Marco Pereira como vencedor do prémio “ABC…Compositores! Prémio Incentivo à Criação” de entre um lote de sete candidaturas.

“O Mostrengo é uma obra muito bem conseguida em termos de conceito de poema sinfónico, capaz de narrar uma história e de transportar o ouvinte para o imaginário a que se propõe desde o primeiro momento, criando uma ação que cativa e que cria expectativa relativamente ao seu desenlace. Musicalmente muito interessante na exploração da noção de pulsação, na gestão do material, timbres e possibilidades sonoras e texturas", destaca o júri.

Marco Pereira nasceu em 2001 e frequenta licenciatura em Música - variante de Composição -, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.

O jovem compositor tem aulas de direção de orquestra com os maestros Eduardo Martín Portal e Cesário Costa.

Foi violoncelista na Orquestra Juvenil da Bonjoia, na orquestra residente do Curso de Música Silva Monteiro, no quarteto de cordas “Sfourzzarco Ensemble” e na Orquestra Sinfónica António Fragoso.

No currículo já conta também com o Prémio Rotary Club de Barcelos – jovem músico convidado para a abertura do concerto do pianista Guigla Katsarava, no festival de Fralães, Barcelos (2016); o Prémio Chamber Secondary Level - Excellent Gold Award no IV Festival/Concurso de Música de Hong Kong (2017); e o 1º Prémio Ex-aequo no I Concurso Interno de Mérito de Composição do Curso de Música Silva Monteiro (2019).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+