Tempo
|
A+ / A-

Abusos sexuais. Arquidiocese de Braga pede perdão às vítimas de padre de Joane

01 out, 2022 - 21:28 • Redação

Em 21 de novembro de 2019, chegou à Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga (CPMAV) uma denúncia por parte de uma vítima, relatando ter sofrido abuso sexual por parte do referido sacerdote. A vítima mencionou a existência de outras vítimas.

A+ / A-

A Arquidiocese de Braga emitiu, este sábado, um comunicado sobre o cónego Manuel Fernando Sousa e Silva, que, nos últimos dias, foi acusado de abuso sexual por vários homens e mulheres.

Na missiva, a Arquidiocese pede “perdão pelo sofrimento causado por estes acontecimentos”.O sacerdote tem 90 anos, e os alegados abusos terão sido praticados no início da década de 80, apurou a Renascença.

“A comunidade paroquial tem sido sujeita a uma forte exposição mediática que reaviva memórias dolorosas, mas que contribui para trazer à luz factos que nunca deveriam ter acontecido. Reconhecemos que, neste caso, a Igreja falhou no seu dever de proteger os mais frágeis e vulneráveis, diz ainda.

Em 21 de novembro de 2019, chegou à Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga (CPMAV) uma denúncia por parte de uma vítima, relatando ter sofrido abuso sexual por parte do referido sacerdote. A vítima mencionou a existência de outras vítimas, reconhece a Arquidiocese.

“Dentro dos limites das suas competências, a Comissão diligenciou no sentido de identificar estas e outras possíveis vítimas, mas sem sucesso. Dois anos mais tarde, chegou à Comissão mais uma denúncia. Ambas as vítimas foram acolhidas e acompanhadas pela CPMAV. Confrontamo-nos, agora, com o elevado número de casos relatados pela Comunicação Social”, conta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+