Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa une-se aos Comités Olímpico e Paralímpico para pedir "desporto para todos"

28 set, 2022 - 16:57 • Ecclesia

Declaração conjunta vai ser assinada esta sexta-feira.

A+ / A-

O Papa Francisco vai assinar esta sexta-feira uma ‘Declaração sobre o Desporto’, proposta pelo Vaticano e apoiada pelos Comités Olímpico e Paralímpico internacionais, pedindo uma prática “coesa, acessível e adaptada” a cada pessoa.

A declaração surge no contexto da conferência internacional ‘Desporto para todos’, que a Santa Sé promove entre quinta e sexta-feira, envolvendo instituições e organizações desportivas e intergovernamentais.

“O objetivo é promover a dimensão social e inclusiva do desporto na sociedade, especialmente quando encerra um espírito autenticamente cristão”, assinala uma nota divulgada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação.

O evento, que conta ainda com a organização do Dicastério dos Leigos, Vida e Família (Santa Sé), quer ser “uma resposta ao incentivo do Santo Padre a um desporto socialmente responsável e os seus apelos para promover o desporto como meio de crescimento humano, educacional e espiritual”.

A cimeira, com a participação de antigos atletas, chama Igreja e sociedade a “trabalhar pela integração das pessoas por meio do desporto, especialmente pessoas com deficiência” e refugiados.

A Santa Sé quer ainda levar os organismos esportivos a “reduzir a divisão que existe entre o desporto profissional e o amador, para que não se perca o sentido de jogo, camaradagem e gratuidade”.

O encontro no Vaticano vai ter intervenções de Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional; Filippo Grandi, alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados; e Andrew Parsons, presidente do Comité Paralímpico Internacional.

Esta manhã, na Praça de São Pedro, Francisco recebeu a delegação da ‘Athletica Vaticana’ que participou pela primeira vez no Campeonato Mundial de Ciclismo, em estrada, que decorreu na Austrália.

O ciclista Rien Schuurhuis, que fez a prova de fundo, com as cores do Vaticano, cumprimentou o Papa, após a audiência geral, acompanhado pelos outros representantes da Santa Sé, que se reuniram em Sidney com uma delegação da comunidade aborígene australiana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+