Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

audiência geral

Francisco pede orações pelo “povo martirizado” da Ucrânia

28 set, 2022 - 09:29 • Aura Miguel , Olímpia Mairos

No final da audiência desta quarta-feira, dedicada à oração e ao discernimento, lembrou o sofrimento e a provação por que está a passar o povo ucraniano.

A+ / A-

O Papa Francisco voltou a denunciar o sofrimento e provações do povo ucraniano, referindo-se, no final da audiência geral desta manhã, uma vez mais, à situação de guerra naquele país.

“Pensemos na martirizada Ucrânia que está a sofrer tanto e naquele povo tão cruelmente provado”, pediu.

“Falei esta manhã com o cardeal Krajewvski, que estava de regresso da Ucrânia e que contou coisas terríveis”, disse o Santo Padre aos fiéis presentes na Praça de S. Pedro. “Pensemos na Ucrânia e rezemos por este povo martirizado”, reforçou.

Na audiência geral desta quarta-feira, falou da importância da oração e do discernimento, canais que permitem entrar na intimidade com Deus.

Segundo o Papa, a oração é “uma ajuda indispensável ao discernimento espiritual, especialmente quando envolve os afetos”, acrescentando que a oração permite “ir além dos pensamentos, entrar na intimidade com o Senhor, com uma espontaneidade afetuosa”.

“O segredo da vida dos santos é a familiaridade e a confiança com Deus, que cresce e torna cada vez mais fácil reconhecer o que é agradável a Ele”, apontou.

Depois, o Santo Padre explicou que o discernimento faz parte da vida, e por isso nem sempre é absolutamente certo. E, citando São Paulo observou que “mesmo quando sabemos o que devemos fazer, nem sempre fazemos isso”.

“Precisamente porque os seres humanos são mais do que apenas máquinas de raciocínio”, disse.

Francisco concluiu a sua catequese convidando à oração com “simplicidade e familiaridade, como um amigo fala com outro amigo”.

“Deus é o Amigo fiel que nunca falha, que sempre se levanta ao nosso encontro, mesmo quando nos afastamos dele”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+