Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"A visita de um homem de Deus". Cazaquistão prepara-se para acolher o Papa

09 ago, 2022 - 10:57 • Olímpia Mairos

Bispo de Karaganda espera que durante a viagem Francisco possa encontrar-se com o Patriarca de Moscovo que também deverá marcar presença no Congresso de Líderes das Religiões Mundiais.

A+ / A-

O bispo auxiliar de Karaganda, no Cazaquistão, D. Yevgeniy Zinkovskiy, diz que “não há palavras para descrever a felicidade” de toda a comunidade católica pela visita do Papa ao país.

“O que mais nos alegra é ver que a restante da sociedade, que não é católica, também acolheu a notícia da viagem do Santo Padre com grande entusiasmo. O primeiro sinal é que as autoridades de Karaganda estão a oferecer-se para nos ajudar a organizar a peregrinação da nossa cidade a Nursultan, onde o Papa passará os três dias de visita”, diz em declarações à Fides, agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos.

“O segundo sinal é que desde que a sua vinda foi oficializada, vemos nas ruas muitos jornalistas perguntando às pessoas comuns o que pensam da chegada de Francisco; a resposta é que todos estão muito felizes por um homem de Deus tão importante visitar o povo cazaque”, acrescenta.

Também o bispo de Karaganda, D. Adelio Dell'Oro, em declarações à agência Sir, diz aguardar o Papa de “todo o coração com a esperança de que ele possa nos dar e dar ao mundo uma contribuição de paz e solidariedade”.

Segundo o prelado, o Cazaquistão é um país onde vivem pessoas pertencentes a mais de 130 nacionalidades e a muitas religiões.

“É, portanto, uma possibilidade ecuménica muito grande para o Papa Francisco. Além disso, parece que o Patriarca Kirill também virá a este congresso. Portanto, poderia ser também uma oportunidade para os líderes das duas Igrejas se encontrarem aqui depois de seu encontro em Cuba e depois daquela conversa online que eles tiveram em março. Esperamos que este encontro possa ocorrer”, diz.

Francisco desloca-se ao país da Ásia Central, entre 13 e 15 de setembro, por ocasião do VII Congresso de Líderes das Religiões Mundiais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+