Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima. Projeto SETE junta jovens em voluntariado no santuário

29 jul, 2022 - 22:45 • Teresa Paula Costa

De 2 a 28 de agosto, jovens de todo o país são voluntários no apoio a peregrinos e celebrações e na preparação dos espaços do santuário.

A+ / A-

O Santuário de Fátima acolhe jovens de todo o país, para mais uma edição do projeto SETE, a decorrer entre 2 e 28 de agosto.

O objetivo é proporcionar aos jovens uma experiência de voluntariado nos espaços do santuário, com momentos de oração e serviço aos peregrinos.

Esta 5.ª edição regressa com a oferta de quatro turnos, de seis dias cada, destinados a jovens dos 18 aos 25 anos que terão a possibilidade de colaborarem no acolhimento aos peregrinos, concretamente na preparação e limpeza de espaços, no apoio às celebrações e no acolhimento direto dos peregrinos em espaços celebrativos e museológicos do santuário.

O programa de cada turno inclui também momentos de formação, de celebração e de oração.

Um pedido de "desculpas"

Catarina Morais pode ser considerada uma “veterana” no projeto SETE. Desde a primeira edição que a jovem, do Entroncamento, abraça a proposta de voluntariado do Santuário de Fátima e só falhou um ano.

“Durante o ano, com a correria de tudo o que é universidade, acabamos por nos esquecermos de agradecer, de rezarmos, de sermos nós a oferecer em vez de estarmos a pedir ajuda para algo”, reconhece a jovem.

Em entrevista à Renascença, considera que “esta semana de voluntariado é quase um ‘pedido de desculpas’ por estar ‘desligada’ o ano todo” devido às situações stressantes do dia-a-dia.

Lamentando que “só nos lembrarmos quando precisamos de alguma coisa”, Catarina considera ser “um pouco de ingratidão da minha parte só me lembrar de Deus nessas situações”, por isso “esta semana acaba sempre por me ajudar a focar só naquilo”.

Desta vez, Catarina vai sozinha, dado que os companheiros de voluntariado vão, este ano, noutros turnos, mas nem isso a demove.

Fortalecer a fé

Ao contrário de Catarina Morais, Miguel Pargana vai estrear-se no voluntariado do Projeto SETE.

Embora já esteja habituado a fazer voluntariado noutras instituições, quis participar neste programa para “fazer um pouco de missão.”

Para o jovem, trata-se de “uma semana de serviço em que eu posso entregar-me ao necessário e ao que for preciso.” Por isso, “é bastante cativante para quem quer viver a fé e nós aprendemos que devemos dar-nos sem esperarmos uma recompensa.”

Defendendo que “é algo bastante simples e que pode ajudar a caminhar na fé e ganhar a santidade”, Miguel Pargana assume estar “um pouco ansioso”, por isso “vou fazendo alguns planos de como é que pode ser e estou bastante motivado.”

A semana de voluntariado no santuário de Fátima começa com o compromisso do voluntário e termina com uma pequena celebração de envio, comemorando esta experiência a ser continuada no projeto de vida de cada um.

Os turnos decorrem durante o mês de agosto, de terça-feira a domingo, entre o dia 2 e 7; o dia 9 e 14; o dia 16 e 21 e o dia 23 e 28.

“Partindo do acontecimento e da mensagem de Fátima, o programa desafia cada jovem a entregar voluntariamente a própria vida ao serviço do outro, a par de um caminho interior na luz que brilhou das mãos de Maria na Cova da Iria em 1917 e que continua disponível para nós hoje, fazendo-nos ver a nós mesmos em Deus”, lê-se na sinopse do projeto.

Esta é a quinta edição do Projeto SETE, que se enquadra no contexto da sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia, a 15 de junho de 1921, onde, após o bispo de Leiria ter confiado a Lúcia a missão de deixar a Cova da Iria, Nossa Senhora confirma a vidente na aceitação confiante dessa mesma missão: “Aqui estou pela sétima vez, vai, segue o caminho […] essa é a vontade de Deus”.

O alojamento e as refeições são da responsabilidade do Santuário de Fátima.

O projeto SETE decorre desde 2018, tendo já acolhido mais de uma centena de jovens, com diversas vocações e proveniências.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+