Tempo
|
Autárquicas 2021
34,22%
148Câmaras
13,2%
72Câmaras
10,81%
31Câmaras
8,21%
19Câmaras
5,54%
19Câmaras
4,16%
0Câmaras
2,75%
0Câmaras
1,5%
6Câmaras
1,3%
0Câmaras
14,18%
13Câmaras
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 46,35%
  • Votos Nulos: 1,58%
  • Votos em Branco: 2,50%

A+ / A-

Bispo de Ourense. Nos dias de hoje Fátima representa “esperança”

16 ago, 2021 - 11:09 • Lusa

Para o bispo José Montanet "a Igreja, em Fátima, conseguiu construir um ambiente oportuno para que o ser humano se encontre consigo mesmo".

A+ / A-

O bispo espanhol de Ourense considera que, em Fátima, "até o turista mais duro, religiosamente falando, acaba por converter-se em peregrino". José Montanet diz ainda que em tempo de pandemia Fátima é sinónimo de esperança.

"O turista, por vezes, confunde-se com o peregrino, ou melhor, o peregrino com o turista. Mas, onde não existe essa confusão entre peregrino e turista é aqui em Fátima", disse o prelado espanhol ao podcast do Santuário de Fátima #fatimanoseculoXXI, segundo a edição de agosto do jornal Voz da Fátima, órgão oficial daquele templo mariano.

Segundo o bispo de Ourense, que foi cónego da catedral de Santiago de Compostela, "a Igreja, em Fátima, conseguiu construir um ambiente oportuno para que, a partir do momento em que se entra nesta grandíssima esplanada, neste grandíssimo recinto, ou na basílica, ou na capelinha, se encontrem espaços de oração, espaços de silêncio, que são imprescindíveis para que o ser humano se encontre consigo mesmo".

Já quanto à mensagem que o fenómeno de Fátima representa nos dias de hoje, José Montanet considerou que, "se [a] pudesse sintetizar numa palavra, neste tempo de pandemia, seria 'esperança'".

"Por vezes, a espiritualidade de Fátima foi instrumentalizada por alguns setores, e não lhe fez bem, porque a espiritualidade de Fátima se entronca precisamente na realidade do coração de Deus, que é a misericórdia", afirmou, acrescentando que em algumas ocasiões "a mensagem de Fátima apareceu sempre de uma maneira obscura, pelo mistério do inferno e de todas essas realidades. O que é prioritário na mensagem de Fátima é a conversão e a esperança".

O bispo José Montanet, que esteve em Fátima em julho, onde presidiu à peregrinação dos dias 12 e 13, nasceu em Barallobre, Corunha, arquidiocese de Santiago de Compostela, e é licenciado em Filosofia Teórica pela Pontifícia Universidade Gregoriana e desde sempre esteve ligado aos Arquivos e Bibliotecas, área em que se doutorou.

É, desde março de 2020, presidente da Comissão Episcopal de Liturgia da Conferência Episcopal espanhola.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+