Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Papa pede fim da violência no Afeganistão e apela à ajuda internacional para o Haiti

15 ago, 2021 - 12:24 • Ecclesia

Francisco manifesta proximidade à população atingida pelo terramoto de sábado e recorda população "martirizada" no Afeganistão.

A+ / A-

O Papa manifestou, este domingo, a sua preocupação com a situação no Afeganistão, onde os talibãs controlam a maior parte do país e chegaram à capital.

“Uno-me à preocupação unânime pela situação no Afeganistão. Peço que rezem comigo ao Deus da paz para que cesse o fragor das armas e possam ser encontradas as soluções à mesa do diálogo”, referiu Francisco, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do Angelus.

“Só assim a martirizada população deste país, homens, mulheres, idosos, crianças, poderá voltar às suas casas, viver em paz e segurança, no pleno respeito recíproco”, acrescentou.

Em menos de duas semanas, a guerrilha extremista tomou o controlo da maior parte do país e chegou às portas da capital, após a retirada das tropas da coligação internacional encabeçada pelos Estados Unidos da América.

O Papa apelou, ainda, à ajuda da comunidade internacional para o Haiti, atingido este sábado por um terramoto que provocou numerosas mortes, feridos e elevados danos materiais.

“Que a solidariedade de todos possa aliviar as consequências da tragédia”, pediu Francisco, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do Angelus.

O Papa começou por manifestar a sua proximidade às “queridas populações” do Haiti, “atingidas duramente pelo sismo”.

“Elevando ao Senhor a minha oração pelas vítimas, dirijo a minha palavra de encorajamento aos sobreviventes e desejo que eles estejam no centro do interesse concertado da comunidade internacional”, acrescentou.

Francisco convidou os peregrinos presentes na Praça de São Pedro a rezar com ele uma Ave-Maria pelo Haiti.

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou a região sudoeste do Haiti e fez pelo menos 304 mortos e 1800 feridos.

Em janeiro de 2010, o Haiti registou um terramoto de 7 graus na escala de Richter que causou 300 mil mortos e afetou 1,5 milhões de pessoas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+