Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Igreja celebra Semana Nacional de Migrações

08 ago, 2021 - 18:19 • Ana Lisboa

"Rumo a um nós cada vez maior" é o tema desta semana que decorre de 8 a 15 de agosto.

A+ / A-

A 49.ª Semana Nacional de Migrações vai incluir, como habitualmente, a Peregrinação do Migrante e Refugiado ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de agosto, que será presidida pelo Cardeal Jean-Claude Hollerich, Arcebispo do Luxemburgo e também Presidente da Comissão das Conferências Episcopais da Europa.

A peregrinação vai realizar-se cumprindo todas as normas impostas pelas autoridades de saúde por causa da pandemia e, pelo segundo ano consecutivo, não haverá a tradicional vigília noturna.

Em comunicado, Eugénia Quaresma, Diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações, refere que "é tempo de reconstruir a partir de um tempo forte de espiritualidade como aquele que nos oferece este santuário altar do mundo, onde sentimos que temos mãe a quem confiar as nossas angústias, chorar as nossas mágoas, retemperar as nossas energias, renovar a nossa esperança".

Com o tema "Rumo a um nós cada vez maior", este organismo sublinha que pretende "mapear a ação da Igreja" no apoio aos migrantes e refugiados, através da metodologia dos "quatro R": rostos, rotas, raízes e recursos.


A Obra Católica Portuguesa das Migrações quer saber quem são as pessoas que atendem, de onde vêm, porque vêm, que instituições estão envolvidas no acolhimento, proteção, promoção e inclusão dos que chegam, dos que partem e dos que regressam.

Para isso, pedem a colaboração das instituições que fazem esse trabalho, porque, dizem, "é importante estarmos conscientes do bem que a Igreja faz através das suas diferentes instituições: secretariados diocesanos de migrações, Cáritas diocesanas, paróquias, congregações religiosas, associações, IPSS, fundações, centros de assistência paroquiais, escolas".

Assim, a Obra Católica pede que estas informações sejam enviadas para o seu email: ocpm@ecclesia.pt

No último dia desta iniciativa, a 15 de agosto, está prevista uma Jornada de Solidariedade.

Com a Semana Nacional de Migrações, a OCPM dá início à preparação do 107.º Dia Mundial do Migrante que será celebrado a 26 de setembro e cujo tema escolhido pelo Papa é precisamente "Rumo a um nós cada vez maior".

Na sua mensagem, Francisco reconhece que "estamos todos no mesmo barco e somos chamados a empenhar-nos para que não existam mais muros que nos separam, nem existam mais os outros, mas só um nós do tamanho da humanidade inteira".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+