Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Fundação AIS disponibiliza ajuda de emergência à Igreja da Índia

02 ago, 2021 - 10:27 • Olímpia Mairos

São mais de cinco milhões de euros para ajudar as comunidades católicas a lidar com a crise sanitária.

A+ / A-

Veja também:


A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai disponibilizar mais de cinco milhões de euros para ajudar as comunidades católicas da Índia a enfrentarem a crise provocada pela Covid-19.

As novas ajudas visam garantir a subsistência de sacerdotes, religiosas, catequistas e suas famílias, em mais de 140 dioceses da Índia, que lutam diariamente para sobreviver à crise sanitária e às suas consequências.

Os cerca de 200 projetos, incluídos no novo pacote de ajuda contra a Covid-19 para o país asiático, irão “fornecer os meios necessários para que os agentes de pastoral possam continuar o seu trabalho durante a pandemia. As paróquias mais pobres e necessitadas também foram contempladas nesta ajuda, para poderem ajudar os doentes de Covid e os que sofrem as suas consequências”, informa a AIS em comunicado.

Alguns programas de ajuda incluem também os funcionários e as famílias de pessoas que trabalham em instituições dirigidas por congregações ou dioceses e que foram obrigadas a fechar devido à pandemia, especialmente escolas e centros de assistência pastoral, deixando-os sem meios de subsistência.

De acordo com a fundação pontifícia, quando a primeira vaga Covid-19 chegou ao subcontinente asiático, entre junho e setembro de 2020, as comunidades católicas conseguiram fazer frente à crise com as pequenas reservas e poupanças disponíveis, mas “nesta segunda grande vaga de infeções as dioceses encontram-se já com os cofres vazios. Principalmente as congregações locais, que não tinham uma rede de apoio fora do país, passam mesmo carência alimentar”.

“Esta situação desastrosa está a espalhar-se e afeta a Igreja em todo o país e em todos os estados, desde Arunachal Pradesh, no nordeste, até Kerala, no sudoeste do país”, sublinha a AIS.

“Diante da miséria incalculável que a pandemia gerou”, o programa da Fundação inclui a distribuição de equipamentos de proteção individual, nomeadamente máscaras, gel desinfetante, luvas e viseiras de proteção para padres, catequistas e religiosas.

O programa visa contribuir também para a compra de filtros de ar e máquinas de oxigénio para atendimento de emergência. Está incluído o tratamento médico e de recuperação para padres e religiosas doentes de Covid, bem como ajuda de emergência para as famílias carenciadas nas paróquias mais pobres das dioceses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+