Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China

Quinto bispo ordenado após acordo entre Pequim e o Vaticano

28 jul, 2021 - 20:41 • Filipe d'Avillez com Ecclesia

O acordo entre Roma e Pequim foi alcançado em 2018 e permitiu evitar um cisma irreversível na China, embora o Governo continue a perseguir a Igreja.

A+ / A-

O Vaticano confirmou esta quarta-feira a ordenação episcopal do bispo coadjutor de Pingliang, a quinta celebração do género após a assinatura, em outubro de 2018, de um acordo entre Pequim e a Santa Sé.

O bispo António Li Hui foi ordenado a 28 de julho, na província de Gansu, após ter sido nomeado para o cargo, pelo Papa Francisco, em janeiro de 2021.

A cerimónia de ordenação foi presidida pelo bispo de Kunming, José Ma Yinglin.

O novo coadjutor de Pingliang nasceu em 1972 e formou-se no Seminário Nacional da Igreja Católica na China.

A liberdade religiosa não existe na China, onde o Estado comunista procura controlar todos os aspetos da vida social, incluindo a religiosa.

A situação naquele país levou, ao longo das décadas, à formação de duas igrejas paralelas, uma que operava na clandestinidade, mas fiel ao Papa, e outra que estava sob a jurisdição do regime.

Os bispos ordenados sob nomeação do regime, e sem autorização de Roma, eram automaticamente excomungados.

O acordo de 2018 permitiu regularizar a situação, com o Vaticano a reconhecer a legitimidade dos bispos ligados ao regime e Pequim a aceitar que Roma participe na nomeação de novos prelados.

Este acordo permitiu evitar uma situação de cisma irreversível, mas não impediu o Governo chinês de continuar a perseguir muitos padres, bispos e fiéis que resistem à interferência do regime na vida religiosa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+