Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Marcelo defende "aprofundamento da relação entre liberdade religiosa e outras liberdades"

22 jun, 2021 - 18:11 • Redação

Presidente da República aponta a pandemia de Covid-19 que abalou o país e o mundo como um exemplo da importância de reencontrar os outros e da diversidade.

A+ / A-

É preciso ir mais longe no aprofundamento da relação entre liberdade religiosa e outras liberdades, defende o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado falava esta terça-feira na conferência “20 anos da Lei da Liberdade Religiosa”, organizada pelo Alto Comissariado para as Migrações.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha que Portugal “não é um Estado confessional” e “acolhe a liberdade de crer e não crer”.

O Presidente considera há “muito mais a fazer” e é preciso “ir mais longe no aprofundamento da relação entre liberdade religiosa, outras liberdades e condições económicas, sociais, culturais, jurídicas e políticas dos seus titulares”.

“Como todas as liberdades fundamentais, depende e muito daquilo que é a situação daqueles que a queiram exercer. Liberdade na pobreza, na desigualdade e na justiça afrontosa ou não é liberdade alguma ou é meia liberdade”, argumenta.


Marcelo Rebelo de Sousa referiu a atualidade da pandemia de Covid-19 que abalou o país e o mundo como um exemplo da importância da diversidade

“Nenhum de nós é uma ilha, todos nos realizamos com os outros e, desejavelmente, pelo outros, através da sua realização própria. Neste tempo pós-pandemia, em que saímos de tanto sacrifício, tanta solidão, tanta luta pela sobrevivência física, mental, económica e social, tanta tentação do salve-se quem puder, do egoísmo, do ensimesmamento, desconfinar passa por reencontrar os outros, a sua diferença, os seus valores e práticas, reencontrar a riqueza da diversidade”, declarou.

O encontro contou também com a presença de Jorge Sampaio. O antigo Presidente da República considera que a Lei da Liberdade Religiosa portuguesa é um exemplo.

“Esta lei tem-nos assegurado duas décadas de convivência inter-religiosa exemplar. Quando era Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações nunca me cansei de referir, a título de boas práticas, e de remeter este caso de sucesso para o enquadramento jurídico de regulação da religião no nosso espaço público e do pluralismo religioso garantido pela nossa Lei da Liberdade Religiosa”, declarou Jorge Sampaio.

Na sua intervenção, o cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, afirmou que Portugal “é um lugar amplo para uma liberdade religiosa bem entendida” sem “guetos culturais e religiosos fechados sobre si próprios”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+