Tempo
|
A+ / A-

Núncio Apostólico

“A nossa colaboração nos planos de Deus é tão importante como a dos pastorinhos"

13 jun, 2021 - 11:20 • Aura Miguel

O legado dos pastorinhos e a simbologia para a vida dos católicos esteve presente nas palavras do núncio apostólico, D. Ivo Scapolo.

A+ / A-

Há 104 anos, a Virgem Maria apareceu em Fátima a três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, para que “colaborassem para a salvação das almas, sobretudo para a conversão dos pecadores, assim também hoje nos pede a mesma colaboração”, disse esta manhã D. Ivo Scapolo.

O núncio apostólico afirmou que, tal como aconteceu nas aparições de 1917, também hoje Nossa Senhora “nos pede que rezemos muito, sobretudo, a oração do Rosário para conduzir as mentes e os corações a uma cada vez maior sintonia com os sentimentos com os quais ela colaborou no grande Plano de salvação.”

Na homilia da missa que celebrou no recinto do Santuário, D. Ivo Scapolo sublinhou que “é Deus que salva, porém, pede a nossa colaboração que é constituída por tudo o que podemos fazer de bem e de bom: orações, sacrifícios, penitências, serviços, doações, testemunhos, iniciativas corajosas e criativas, obras de misericórdia corporal e espiritual.”

E acrescentou que “viver e promover a devoção ao Coração Imaculado de Maria significa deixar que o fogo do amor que enche o seu coração possa expandir-se também no nosso coração, a fim de também nós podermos difundir este incêndio de amor.”

O representante da Santa Sé em Portugal destacou a humildade dos pastorinhos, considerando “significativo o facto de a Virgem Maria querer aparecer a três crianças – com a maior de apenas dez anos – , felizes de pastorear as ovelhas, crianças que não sabiam ler.”

E acrescentou: “Podemos dizer que os três pastorinhos são como o grão de mostarda que – apesar da sua fragilidade e pequenez, não obstante tantas ameaças, incompreensões, dificuldades e obstáculos, graças à obra do Espírito e à ajuda maternal da Virgem Maria – estiveram na origem da realidade deste Santuário de Fátima onde tanta gente, como neste momento, vem abrigar-se à sua sombra, buscando consolação, força, graças para si e para os seus entes queridos.”

O prelado italiano reconhece que muitos continuam a vir a este lugar “para perceber no seu coração as mesmas palavras que Nossa Senhora disse a Lúcia neste mesmo lugar, em 13 de junho de 1917: Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus”.

Por isso, deixou uma recomendação aos peregrinos: “Aquele que ama verdadeiramente, preocupa-se por agradar de muitas maneiras à pessoa amada. Foi o que fez, de maneira perfeita, a Virgem Maria com Deus. É o que também nós podemos e devemos fazer, se o nosso coração entrar em sintonia cada vez mais intensa com o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.”

No final da homilia, D. Ivo Scapolo não se esqueceu que 13 de junho é também o dia de Santo António de Lisboa “ao qual eu também estou particularmente afeiçoado, uma vez que ele concluiu a sua peregrinação terrena na minha cidade de Pádua, onde é muito amado e venerado”.

O Santo Padre também se associou à celebração, enviando uma mensagem especial ao Cardeal D. António Marto, no dia do seu onomástico. E este, por sua vez, além de agradecer ao Papa, deu uma benção especial, no final da missa, a todos os Antónios presentes no Santuário

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    14 jun, 2021 Funchal 12:38
    Don Ivo, meta ordem nos sacerdotes que querem ser santos e pagãos. Uns até vão para as televisões armados em estrelas,enfim...

Destaques V+