Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Idosos de Carrazeda de Ansiães vão contar com um “TUC TUC Social”

04 jun, 2021 - 12:43 • Olímpia Mairos

O projeto pretende ser uma resposta diferenciadora num território com uma população envelhecida.

A+ / A-

O Centro Social Paroquial de Pombal (CSPP), no concelho de Carrazeda de Ansiães, vai reforçar a ação social à terceira idade, através do projeto “TUC TUC Social”.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito de uma candidatura apresentada ao programa “+COE3SO Emprego” e “pretende ser uma resposta diferenciadora, num território com uma população muito envelhecida e com ausência de retaguarda familiar próxima”, afirma o padre Bruno Dias.

O projeto vai permitir o transporte não urgente e organizado de idosos a um custo reduzido, para estabelecimentos públicos e outros, nomeadamente serviços de saúde, repartições públicas e supermercados.

De acordo com o sacerdote e presidente do CSPP, no concelho de Carrazeda de Ansiães “existe um número considerável de pessoas com vários tipos de limitações, o que torna esta população vulnerável ao exercício da cidadania”.

É neste contexto que surge o projeto “TUC TUC Social” e que pretende constituir-se como uma “resposta de proximidade, direcionada para um público que carece de acompanhamento a vários serviços, não só através do transporte, mas essencialmente no acompanhamento personalizado”, realça o sacerdote.

Com a implementação do “TUC TUC Social” são criados também dois novos postos de trabalho, um motorista e um gestor de serviços.

O veículo é benzido esta sexta-feira por D. José Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda, numa cerimónia que contará com a presença do presidente da autarquia de Carrazeda de Ansiães e do diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Bragança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+