Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

D. Jorge Ortiga apela a “maratona de oração pela pandemia”

29 abr, 2021 - 09:51 • Olímpia Mairos

Arcebispo primaz de Braga defende que não se pode "negligenciar a responsabilidade pessoal perante esta pandemia” e augura que “a vacinação chegue a todos os portugueses e a todos os homens e mulheres do mundo inteiro, sem esquecer os países com maiores necessidades económicas”.

A+ / A-

Veja também:


D. Jorge Ortiga, exorta os fiéis a responderem ao apelo feito pelo Papa Francisco, participando na “maratona de oração pela pandemia” durante o mês de maio.

“Aprendemos, ou devemos aprender, muitas coisas com a pandemia. A primeira lição desta realidade é que vivemos num ambiente de real interdependência global. Somos verdadeiramente um corpo que, na diferenciação individual, se articula para o bem e para o mal de todos”, afirma o arcebispo primaz de Braga.

O prelado explica que, “se isto acontece numa vertente terrena, os crentes sabem que existe uma outra dimensão que nos envolve para além da morte”, acrescentando que “a comunhão humana prolonga-se na eternidade, unindo-nos a todos os que partiram e, de um modo particular, aos santos e santas”.

O Papa Francisco solicitou aos cristãos do mundo inteiro que fizessem durante o mês que se aproxima uma “maratona de oração pela pandemia”.

Neste contexto, o arcebispo de Braga recorda aos cristãos que “Maria emerge como Mãe de Cristo e da Humanidade”.

“Invocamo-la com diversos nomes. Sabemos que é saúde dos enfermos e consoladora dos aflitos. A devoção a Nossa Senhora é vivida todos os dias, mas de um modo muito especial durante o mês de Maria. As comunidades sempre se encontram para a louvar, agradecer e solicitar graças”, lembra.

D. Jorge Ortiga reconhece “como é importante recorrer a Maria” e convida os cristãos e as comunidades a acolher o pedido do Papa, reunindo-se nas igrejas e santuários, assim como nas famílias.

O responsável pela Arquidiocese de Braga lembra ainda que, “em tempos passados, era comum ouvir-se rezar o terço nas aldeias todos os dias, durante todo o ano”, manifestando o desejo de que “este mês de maio seja uma verdadeira maratona de oração, onde todos encontramos tempo para ‘correr’ por esta causa”.

“Não podemos negligenciar a responsabilidade pessoal perante esta pandemia”, alerta o arcebispo de Braga, augurando que a vacinação “chegue a todos os portugueses e a todos os homens e mulheres do mundo inteiro, sem esquecer os países com maiores necessidades económicas”.

“Como crentes, confiamos a Nossa Senhora esta causa e, por isso, rezaremos o terço com fé por esta intenção”, conclui o prelado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+