Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa reza por quem enfrenta ditaduras e regimes autoritários

06 abr, 2021 - 19:05 • Ecclesia

Francisco destaca necessidade de trabalhar “contra a pobreza, a desigualdade, a falta de trabalho, de terra, de casa, de direitos sociais e laborais”.

A+ / A-

O Papa convida os católicos de todo o mundo a rezar, durante o mês de abril, por quem enfrenta ditaduras e regimes autoritários em defesa dos Direitos Humanos.

“Rezemos por aqueles que arriscam as suas vidas a lutar pelos direitos fundamentais em ditaduras, regimes autoritários e, inclusive, em democracias em crise, para que vejam que o seu sacrifício e trabalho dar frutos abundantes”, apela Francisco, na nova edição de "O Vídeo Papa".

A intervenção é divulgada esta terça-feira pela Rede Mundial de Oração do Papa, organismo pontifício confiado à Companhia de Jesus (Jesuítas).

Francisco sublinha que, para defender os Direitos Humanos fundamentais, “é preciso coragem e determinação”.

“Refiro-me a uma oposição ativa contra a pobreza, a desigualdade, a falta de trabalho, de terra, de casa, de direitos sociais e laborais”, precisa.

O Papa adverte que, muitas vezes, os Direitos Humanos fundamentais “não são iguais para todos”.

“Há pessoas de primeira, de segunda, de terceira e de descarte. Não: têm de ser iguais para todos”, lamenta.

Nalguns lugares, defender a dignidade das pessoas pode significar ir para a prisão, mesmo sem julgamento. Ou pode significar calúnia”.

O Papa sustenta que cada ser humano tem direito a “desenvolver-se integralmente e esse direito básico não pode ser negado por nenhum país”.

A produção do vídeo de abril teve o apoio da Missão Permanente de Observação da Santa Sé junto das Nações Unidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Casa de Acolhimento
    07 abr, 2021 Santo Tirso 16:39
    R.R. Um tempo de nuvens negras com" arte e engenha" não deicha passar nada em branco combata a solição com lufadas de alegria O nossso abraço
  • Adélio Pequenino
    06 abr, 2021 Terras da Vernária 21:45
    Exorto todos os que são Cristãos, a sério , para que cumpram a mensagem do Santo Padre. Rezem pela conversão de todos os Bispos da igreja católica portuguesa. Eles estão ligados à opus - Dei, à maçonaria , ou diabo. Eles , a troco de privilégios , silenciam as más ações dos ditadores da esquerda, que compram o pobre com as cascas do trigo ( estado social, RSI). Todos, rezemos. Boa noite.

Destaques V+