Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Guarda

​Padre jornalista lança livro sobre tradições pascais

02 abr, 2021 - 08:02 • Liliana Carona

Na Semana Santa, um sacerdote da Diocese da Guarda, que é também jornalista, lança um livro que revela as tradições do povo na altura da Quaresma. Os 150 exemplares estão disponíveis na livraria Véritas.

A+ / A-

Setenta e três páginas mostram que um padre, que é também jornalista, sabe captar e prender a atenção do leitor para as tradições pascais de quatro paróquias. O sacerdote Francisco Barbeira escreveu “Via Sacra – Caminho de Jesus com o povo”.

“É um recolher de tradições em quatro aldeias da Diocese da Guarda, nomeadamente a minha terra natal, Marmeleiro, e depois as paróquias onde exerço a minha missão: Vale de Estrela, Famalicão da Serra e Fernão Joanes (cerca de dois mil habitantes no total)”, começa por descrever o padre e diretor do jornal centenário “A Guarda”.

Ser jornalista e simultaneamente padre garante maior proximidade com as fontes, acredita Francisco Barbeira.

“As pessoas abrem-se muito mais facilmente comigo por ser padre”, defende, elogiando o trabalho dos colegas. “Os jornalistas fazem um trabalho extraordinário, com muito empenho, a maioria faz isso”, ressalva.

Aos 53 anos, Francisco quis contar as tradições religiosas da Páscoa. “Desde que fui para as paróquias, achei interessante a forma como as pessoas viviam a Quaresma, o ‘Andar as Cruzes’ ou fazer a Via Sacra é uma das principais tradições do povo, na altura da Quaresma. Só quem ‘anda as cruzes’, quem se dispõe a fazer o percurso com Jesus, dá conta de tanta beleza e arte escondida em cada estação da Via Sacra”, salienta o padre Francisco.

As igrejas paroquiais escondem, segundo o sacerdote, “autênticos tesouros que lembram o percurso de Jesus a carregar a Cruz, desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário”, referindo que “são tradições muito arreigadas nas gentes da Serra da Estrela” e que o fascinaram, “para além da poesia popular, com as quadras e melodia própria”.

Sacerdote há 27 anos, Francisco Barbeira é o autor do livro, que não tem só texto. “É muito ilustrado, com pinturas de Evelina Coelho, uma pintora de referência”, afirma.

Pintura e texto no livro “Via Sacra – Caminho de Jesus com o povo”, que pode ser adquirido na livraria da diocese da Guarda, por 6 euros ou mesmo de forma gratuita. “Quem não tiver nada para dar, pode levar, não é obrigatório deixar a oferta”, garante Francisco.

“Ao longo destas páginas caminhamos com a gente de Famalicão e de Fernão Joanes, na sua maneira própria de viver cada uma das estações, com quadras de sabedoria religiosa a que juntam a melodia do canto”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+