Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Moçambique

Religiosa portuguesa relata “filme de terror” em Cabo Delgado e pede ajuda

01 abr, 2021 - 08:57 • Olímpia Mairos

Natural de Arouca, a irmã Mónica da Rocha partilha relatos de violência extrema em Cabo Delgado, apelando à solidariedade para com os deslocados que estão no campo de Malica.

A+ / A-

“Sinto impotência por ouvir tantos relatos de pessoas que foram decapitadas e por ver o sofrimento no olhar de quem viu os seus familiares e conhecidos serem selecionados para morrer”. O desabafo é da irmã Mónica da Rocha, responsável pela Casa do Imaculado Coração de Maria, em Lichinga, na província de Niassa, Moçambique.

A religiosa portuguesa, em mensagem enviada à Fundação AIS, não poupa nas palavras para descrever o conflito armado, classificando-o de “guerra cruel”, ao mesmo tempo que denuncia o silêncio das autoridades face aos ataques que estão a flagelar a região de Cabo Delgado, desde outubro de 2017.

“Sinto revolta e impotência perante esta realidade. Revolta porque considero que já há muito se poderia ter acabado com esta guerra tão cruel e sem sentido, a começar pelo próprio governo que internamente se mantém em silêncio e passa uma mensagem ao povo de que tudo está bem e sob controlo”, afirma a religiosa, dando conta que muitos dos deslocados que fugiram dos ataques em Cabo Delgado procuraram agora abrigo na província de Lichinga.

A irmã pertence à Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima e encontra-se na missão de Lichinga, que conta apenas com duas irmãs e quatro jovens aspirantes.

Na região surgiu um dos vários campos de acolhimento para os mais de 650 mil deslocados de Cabo Delgado, pessoas que fugiram face à violência dos terroristas.

No campo de deslocados de Malica estão acolhidas cerca de quatro dezenas de famílias, distribuídas por tendas.

A religiosa portuguesa escutou e partilha com a fundação pontifícia relatos de várias famílias que retratam a frieza e a brutalidade do que está a acontecer. São descrições de violência extrema.

“Os que foram apanhados, foram cortados aos bocados para que os que estavam escondidos, ao verem isso a acontecer, acabassem por aparecer… mas conseguimos ficar em silêncio e eles acabaram por ir embora…”, partilha a religiosa.

“Eles entraram em casa de repente e mataram algumas pessoas à nossa frente e, depois, mandaram-nos embora, para contarmos o que tinham feito…”, foi outro dos relatos acolhidos pela religiosa e contado à AIS.

A irmã Mónica relata ainda que “os terroristas mandaram as crianças embora e depois pegaram fogo às pessoas que não fossem muçulmanas e recusassem ser insurgentes e quem tentava fugir era morto a tiro…”

A religiosa portuguesa, natural de Arouca, lançou, entretanto, uma campanha de solidariedade para os deslocados que estão no campo de Malica, e pede para que todos os que possam ajudar, o façam, através da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) ou da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima”.

“Em nome deste povo, a minha gratidão”, conclui a irmã Mónica da Rocha.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    01 abr, 2021 Lisboa 09:13
    Sentimo-nos totalmente impotentes diante de semelhantes atos de violência. Imagino como se estará a sentir quem está no terreno. Hoje (Quinta feira Santa) é dia de fomentar e testemunhar o mandamento do amor e do perdão. Que, juntamente com as ajudas materiais, sejamos capazes de contagiar o mundo com estes valores tão necessários.

Destaques V+