Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Santuário de Fátima

Celebrações da Semana Santa e Páscoa online

23 mar, 2021 - 10:30 • Olímpia Mairos

Padre Carlos Cabecinhas assegura que os espaços do Santuário estão preparados para acolher os peregrinos “com todas as medidas de segurança” e apela à responsabilidade de todos no cumprimento das regras sanitárias.

A+ / A-

O Santuário de Fátima irá transmitir "online", pela primeira vez, todas as celebrações do tríduo pascal, incluindo a Oração da Agonia do Senhor, Laudes e Vésperas, para “mitigar a impossibilidade que muitos peregrinos viverão de se deslocar a Fátima, em virtude da proibição de circulação entre concelhos, no período entre 26 de março e 5 de abril”.

Em mensagem vídeo publicada no site do Santuário, o reitor padre Carlos Cabecinhas afirma que “este ano somos convidados a viver intensamente a Páscoa”.

“Este ano podemos participar e somos convidados a fazê-lo, mas não podemos fazer como fazíamos antes. Temos de ter todos os cuidados para garantir a segurança de todos aqui no Santuário”, assinala o padre Carlos Cabecinhas, assegurando que todos os espaços do Santuário “estão preparados para acolher com todas as medidas de segurança”.

O responsável pelo Santuário apela também à responsabilidade de todos, sublinhando que “a segurança depende do contributo de cada um e do cuidado de cada um”.


Apesar de todas as celebrações serem abertas à participação de todos os fiéis, em particular os residentes no concelho de Ourém, a Cova da Iria vai ligar-se ao mundo inteiro para permitir que todos os que queiram, possam estar unidos a Fátima naquele que é o tempo mais importante e simbólico da vivência cristã.

“Desta forma podemos viver intensamente a Páscoa. Esta celebração festiva que nos convida a contemplar a ação de Deus que é capaz de tirar vida onde nós só vemos morte”, afirma o padre Carlos Cabecinhas, observando que “a celebração da Páscoa vem reforçar a nossa esperança e reforçar a nossa confiança nestes tempos conturbados que vivemos. Por isso vos convidamos a viver a Páscoa connosco de forma intensa”.

As celebrações transmitidas online, a partir da basílica da Santíssima Trindade, terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa, nomeadamente a missa das 11h00 de Domingo de Ramos, a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa às 18h00, a Paixão, na Sexta-feira Santa, às 15h00, a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 22h00, e a missa de Páscoa, no domingo às 11h00.

Os ritos previstos em todas estas celebrações serão adaptados ao momento sanitário que o país atravessa e, por isso, na Missa de domingo de Ramos, cada peregrino deverá levar o seu próprio ramo para a bênção, não havendo a habitual distribuição no Santuário; na missa da Ceia do Senhor será omitido o gesto do lava-pé, sendo substituído por um gesto evocativo e na Sexta-feira Santa a adoração da Cruz também será feita de forma diferente da habitual.

Ao contrário do que é costume no Santuário, a missa de Páscoa decorrerá na basílica da Santíssima Trindade, local onde se manterá a maioria das celebrações do programa de verão, que entra em vigor a partir de segunda-feira, dia 5 de abril.

Já este domingo, dia 21 de março, regressa a Oração de Vésperas, às 17h30, na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+