Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

angelus de domingo

“Não se esqueçam do sofrimento da Síria”, apela o Papa

14 mar, 2021 - 12:14 • Aura Miguel

Esta manhã, Francisco também celebrou missa, na basílica de São Pedro, para assinalar os 500 anos da evangelização das Filipinas e agradeceu aos católicos daquele país asiático a alegria com que vivem a fé.

A+ / A-

“Há 10 anos, começou o sangrento conflito na Síria que causou uma das mais graves catástrofes humanitárias do nosso tempo", disse esta manhã o Papa, no final do Angelus.

Francisco recordou o “número indefinido de mortos e feridos, de milhões de refugiados, milhares de desaparecidos, de descrições, violências de todo o tipo e terríveis sofrimentos para toda a população, especialmente, para os mais vulneráveis como crianças, mulheres e idosos”.

Este trágico aniversário foi ocasião para o Papa renovar “um forte apelo às partes em conflito para que manifestem sinais de boa vontade e se possa abrir uma brecha de esperança para a população exausta”. E também pediu à Comunidade internacional para que ajudem a Síria e que, “uma vez depostas as armas, se possa repor o tecido social e começar a reconstrução e retoma económica”.

No final, Francisco convidou todos a rezarem por aquele país “para que tanto sofrimento na amada e martirizada Síria, não seja esquecido e para que a nossa solidariedade reavive a esperança."

Papa elogia mulheres filipinas “contrabandistas da fé”

Esta manhã, Francisco também celebrou missa, na basílica de São Pedro, para assinalar os 500 anos da evangelização das Filipinas e agradeceu aos católicos daquele país asiático a alegria com que vivem a fé, quer como comunidade quer na vida quotidiana.

O Papa elogiou a alegria evangélica deste povo e a presença de tantas mulheres filipinas que prestam trabalho doméstico nas familias romanas e “cuja presença discreta sabe dar testemunho da fé”. Francisco definiu-as como “contrabandistas da fé” porque, nos sítios para onde vão trabalhar, semeiam a fé. Trata-se de ”uma doença geracional“, concluiu o Papa sorridente. ”É uma abençoada doença; conservai-a!”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+