Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Cáritas apela à ratificação da Convenção Europeia dos Direitos do Homem

10 dez, 2020 - 12:36 • Olímpia Mairos

A instituição da Igreja defende que em tempos de pandemia, em que muitas pessoas sofrem os efeitos de uma crise sanitária que cada vez mais é uma crise económica e social preocupante, “ter um compromisso vinculativo e fiel ao valor fundamental de respeito pelos direitos humanos restauraria a fé num 'Europa Social’”. Alerta surge no dia em que se celebra o Dia dos Direitos Humanos.

A+ / A-

A Cáritas Europa e também a Cáritas Portuguesa apelam às instituições da União Europeia (EU) para que ratifiquem a Convenção Europeia dos Direitos do Homem e exortam os líderes e responsáveis políticos europeus a relembrar e aderir aos compromissos fundamentais assumidos há 70 anos pelos membros do Conselho da Europa, aquando da sua adoção.

Em comunicado enviado à Renascença, a Cáritas Portuguesa lembra que a Convenção Europeia dos Direitos do Homem foi o “primeiro instrumento a clarificar e vincular, em lei, os direitos humanos de todos os povos sob o seu território, conforme estabelecido na Declaração Universal dos Direitos do Homem”.

A Convenção confirma a “profunda crença dos membros nas liberdades fundamentais que são a base da justiça e da paz no mundo”, refere a instituição da Igreja, realçando que, embora tenha sido uma conquista impressionante dos Estados europeus, um pacto entre governos e seus povos, “ainda estamos longe de sua implementação total”.

A Cáritas Portuguesa considera que estes tempos, marcados pela pandemia de Covid-19, têm sido “tempos difíceis na Europa para o pleno respeito dos direitos humanos, em particular para as pessoas em situação vulnerável, como migrantes e requerente de asilo, e o número crescente de crianças e de famílias que vivem ou estão em risco de pobreza”.

“Os direitos humanos e a dignidade humana devem ser a base da sociedade e de todas as políticas do Conselho da Europa e dos Estados-Membros. Numa altura como esta, em que muitas pessoas sofrem os efeitos de uma crise sanitária que cada vez mais é uma crise económica e social preocupante, ter um compromisso vinculativo e fiel ao valor fundamental de respeito pelos direitos humanos restauraria a fé num 'Europa Social’”, defende a instituição da Igreja.

Neste contexto, alerta para a necessidade urgente da ratificação da Convenção Europeia dos Direitos do Homem por parte das instituições da UE e totalmente implementada por todos os membros do Conselho da Europa.

A instituição da Igreja católica entende também que “é crucial” monitorizar todos os progressos com vista à sua “aplicação integral” e para garantir que “todas as partes defendem, protegem e promovem os direitos no interior”, de modo a que os valores da Europa possam ser defendidos.

“Embora a atual Carta Europeia dos Direitos Fundamentais já reforce a proteção dos direitos fundamentais na UE, a ratificação da convenção será essencial para criar um quadro coerente e claro para a proteção dos direitos humanos em toda a Europa”, conclui o comunicado da Cáritas Portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+