Tempo
|

28,66%
77 Deputados
28,63%
76 Deputados
18,06%
48 Deputados
5,08%
8 Deputados
4,46%
5 Deputados
3,3%
4 Deputados
3,26%
4 Deputados
1,93%
1 Deputados
4,10%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 33,77%
  • Votos Nulos: 1,10%
  • Votos em Branco: 1,43%

Total esquerda: 90Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 135Mandatos
A+ / A-

D. Manuel Clemente

Eduardo Lourenço fez-nos "ultrapassar limitações mentais que tínhamos posto a nós próprios”

02 dez, 2020 - 12:28 • Marta Grosso , Aura Miguel (entrevista)

Cardeal Patriarca de Lisboa diz que o ensaísta partiu em paz, o que “também nos deixa em paz, porque uma vida assim resolvida também nos ajuda a resolver a todos”.

A+ / A-

A visão abrangente que Eduardo Lourenço tinha sobre Portugal ajudou os portugueses a mudarem a perspetiva sobre si próprios, diz D. Manuel Clemente à Renascença no dia em que se realizou o funeral do ensaísta.

“Eduardo Lourenço deixa-nos um legado grande de quase um século de vida – vivida, convivida, pensada e que foi compartilhando connosco, olhando-nos a nós, portugueses, no contexto mundial, fazendo-nos ultrapassar limitações mentais que tínhamos posto a nós próprios”, afirma.

E fê-lo “analisando-nos no passado, no presente e projetando-nos no futuro em termos portugueses, europeus, mundiais”, acrescentou.

O Cardeal Patriarca de Lisboa lembra ainda “a matriz em que foi criado, na raia de Espanha em que nasceu, em São Pedro de Rio Seco”, que sempre manteve, e a “religiosidade profunda” transmitida pela mãe e “de que nunca se desligou”.

“Faleceu agora, em paz, na unidade de cuidados paliativos que o assistiu nos últimos tempos e também nos deixa em paz, porque uma vida assim resolvida também nos ajuda a resolver a todos”, conclui D. Manuel Clemente que concelebrou com D. Tolentino Mendonça a missa de corpo presente do ensaísta.

Eduardo Lourenço morreu na terça-feira, aos 97 anos de idade. Esta quarta-feira é dia de luto nacional.

Eduardo Lourenço, o maior ensaísta português do século XX
Eduardo Lourenço, o maior ensaísta português do século XX
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+