Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Papa Francisco e novos cardeais visitam Bento XVI

28 nov, 2020 - 19:02 • Redação

O encontro decorreu na capela do mosteiro Mater Ecclesiae, onde reside o Papa Emérito, após o consistório em que foram criados os 13 novos cardeais da Igreja Católica.

A+ / A-

O Papa Francisco visitou este sábado o Papa Emérito, Bento XVI, no mosteiro Mater Ecclesiae, na cidade do Vaticano.

O encontro decorreu na capela do mosteiro onde está recolhido o Papa Emérito e contou com a presença dos 13 novos cardeais da Igreja Católica.

O Papa Francisco apresentou a Bento XVI os cardeais, um por um, e cantou-se o hino mariano “Salve Regina”.

Aos 93 anos de idade, o Papa Emérito manifestou a sua alegria pela visita e concedeu a sua bênção aos novos cardeais, oriundos de quatro continentes.


As imagens divulgadas pela Santa Sé mostram os dois Papas a sorrir, num ambiente de cumplicidade e boa disposição.

A visita aconteceu após o consistório, na basílica de São Pedro, em que foram criados os 13 novos cardeais da Igreja Católica.


Nove podem votar num eventual conclave para eleger o Pap, por terem menos de 80 anos, e dois são membros da cúria, incluindo o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o italiano Marcello Semeraro e o secretário geral do Sínodo dos Bispos, o maltês Mario Grech.

Além dos arcebispos do Brunei e das Filipinas, a lista inclui o arcebispo de Kigali, no Ruanda, Antoine Kambanda; o arcebispo de Santiago do Chile, Celestino Aos Braco; o arcebispo de Washington D.C., Wilton Gregory; o guardião do convento de Assis, Mauro Gambetti, e o arcebispo de Siena, em Itália, Augusto Lojudice.

Devido à pandemia e aos riscos de contágio por Covid-19, o Vaticano viu-se obrigado a alterar as celebrações festivas que habitualmente reúnem em Roma fiéis das dioceses e amigos dos novos cardeais.

Papa cria 13 novos cardeais numa cerimónia marcada pelas restrições da pandemia
Papa cria 13 novos cardeais numa cerimónia marcada pelas restrições da pandemia
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+