Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o chefe da Igreja Ortodoxa Sérvia

20 nov, 2020 - 09:08 • Olímpia Mairos , Filipe d'Avillez

O patriarca Irinej, de 90 anos, foi vítima de Covid-19.

A+ / A-

Morreu esta sexta-feira, aos 90 anos, o chefe da Igreja Ortodoxa Sérvia, o patriarca Irinej, devido à Covid-19.

De acordo com a agência Reuters, o anúncio da morte do patriarca foi feito pelo presidente da Sérvia, na sua conta oficial de Instagram.

“Tive a honra de te conhecer. Pessoas como tu nunca partem", escreveu Vucic, numa fotografia de Irinej a preto e branco.

O patriarca Irinej, ou Irineu, foi uma figura de grande influência política na Sérvia.

Irineu testou positivo no dia 4 de novembro depois de ter presidido ao funeral do arcebispo do principal bispo da Igreja Ortodoxa da Sérvia no vizinho Montenegro. O metropolita Amfilohije Radovic também morreu de Covid, aos 82 anos, e milhares de pessoas participaram nas suas cerimónias fúnebres, com muitas a beijar o cadáver. Poucos dos presentes usaram máscara ou respeitaram as distâncias socias.

O patriarca foi admitido ao hospital pouco depois de ter testado positivo. O seu estado de saúde piorou drasticamente na quinta-feira, e a sua morte chegou a ser noticiada, mas depois desmentida. Esta sexta-feira de manhã foi confirmado que o Patriarca tinha morrido.

Para além de Ireneu, outros líderes de igrejas ortodoxas estão também infetados. O arcebispo Jerónimo, da Igreja da Grécia, de 82 anos, e o arcebispo Anastásio da Igreja Ortodoxa da Albânia, de 91 anos, estão os dois internados na Grécia depois de terem testado positivo. Também esta sexta feira morreram outros dois bispos ortodoxos, o bispo Lázaro, da Igreja Ortodoxa da Geórgia e o metropolita Teofânio da Igreja Ortodoxa da Rússia.

Irinej foi o 45.º patriarca da Igreja Ortodoxa da Sérvia, o líder espiritual dos Sérvios Ortodoxos Orientais, de 22 de janeiro de 2010 até à sua morte.

[Notícia atualizada às 12h18]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+