Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Cemitérios em Lisboa abertos no 1 e 2 de novembro mas com controlo de entradas

27 out, 2020 - 18:39 • Lusa

O uso de máscara será obrigatório dentro do cemitério e não se realizam as missas que habitualmente são celebradas no dia de Todos os Santos e no dia dos Fiéis Defuntos nas capelas dos cemitérios, que estarão encerradas.

A+ / A-

Os cemitérios de Lisboa vão estar abertos no fim de semana e na segunda-feira nos horários habituais, mas haverá controlo de entradas, o uso de máscara será obrigatório e as capelas estarão encerradas, anunciou esta terça-feira a Câmara Municipal.

Em comunicado, a autarquia adianta que os cemitérios de Lisboa estarão abertos “nos dias de Fiéis Defuntos e de Todos-os-Santos" nos horários habituais, mas, “perante o contexto atual de pandemia de covid-19 e atendendo às medidas emanadas pelo Governo sobre esta matéria”, irão existir um conjunto de procedimentos e medidas que devem ser cumpridos nesses dias.

Assim, haverá controlo de entradas e serão criados circuitos de entrada e saída, “com recurso a baias, sinalética e informação dos vigilantes no local”, e não serão permitidos ajuntamentos superiores a cinco pessoas, salvo se forem do mesmo agregado familiar.

O uso de máscara será obrigatório dentro do cemitério e as missas que habitualmente são celebradas nesses dias nas capelas dos cemitérios, que estarão encerradas, não se irão realizar.

As salas de espera estarão igualmente encerradas e o atendimento nos serviços administrativos dos cemitérios de Lisboa no fim de semana e na segunda-feira será feito, exclusivamente, por marcação. Haverá, contudo, a possibilidade de serem prestadas informações por telefone ou através e ‘email’.

No cemitério do Alto de São João, dada a sua dimensão, estarão em funcionamento os mini-autocarros existentes, continuando a sua capacidade limitada a oito passageiros.

A Câmara de Lisboa informa ainda que a polícia municipal irá reforçar o número de efetivos que habitualmente estão à porta dos cemitérios nestes dias.

Na semana passada, o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que determina a proibição de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00:00 de sexta-feira e as 00:30 de terça-feira, o fim de semana que corresponde ao Dia de Finados.

Em relação aos cemitérios, o Governo indicou que “o horário e o modo de funcionamento são uma competência das autarquias locais e assim continuará a ser durante este período”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.371 pessoas dos 124.432 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+