Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

JMJ 2023. Logótipo revelado esta semana

12 out, 2020 - 09:55 • Olímpia Mairos

A imagem gráfica do maior evento organizado pela Igreja Católica foi escolhida através de concurso internacional.

A+ / A-

Está a chegar o momento tão desejado pelos jovens católicos de todo o mundo. A apresentação do logótipo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 vai ser divulgado no dia 16, sexta-feira.

“Um passo muito importante na caminhada até à próxima Jornada Mundial da Juventude”, assinala a organização nas redes sociais.

A escolha desta data, segundo a mensagem publicada nos perfis oficiais das redes sociais da JMJ Lisboa 2023, prende-se com o facto de o Papa João Paulo II, que criou as jornadas mundiais da juventude, ter sido eleito nesse dia, em 1978.

O concurso para a imagem gráfica (logótipo) e o hino do encontro de jovens de todo o mundo, em Portugal, foi lançado em outubro de 2019 pelo Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude.

O concurso para o logótipo da JMJ em Portugal foi dirigido “a desenhadores gráficos profissionais e a estudantes de desenho gráfico de escolas públicas ou privadas” de todo o mundo.

O comité organizador local das Jornadas e as equipas de trabalho já constituídas "estão entusiasmados com a perspetiva de preparar da melhor forma a JMJ em Portugal, na certeza de que o evento trará à capital portuguesa a esperança e a alegria dos jovens de todo o mundo".

Entre um a dois milhões de pessoas são esperadas na Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar no Parque Tejo, na margem norte do Rio Tejo, junto ao Mar da Palha, na confluência dos concelhos de Lisboa e Loures.

“Maria levantou-se e partiu apressadamente” é o tema da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa, em agosto de 2023.

Foi a 27 de janeiro de 2019, na Jornada Mundial da Juventude, que se realizou no Panamá, que o Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, anunciou que Lisboa seria a próxima cidade a receber o evento.

Em abril deste ano, o Vaticano anunciou que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) seria adiada para agosto de 2023, por causa da crise provocada pela Covid-19.

A JMJ, que foi instituída pelo Papa João Paulo II, em 1985, e é considerada o maior evento organizado pela Igreja Católica.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma. Desde então, a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+