Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Liberdade Religiosa

Seis Testemunhas de Jeová condenados por “extremismo” na Rússia

09 out, 2020 - 21:44 • Filipe d'Avillez

Moscovo baniu a confissão religiosa e todas as suas atividades. Os seis membros da religião foram condenados a penas suspensas.

A+ / A-

Um tribunal na Rússia condenou na passada quinta-feira seis membros da confissão religiosa Testemunhas de Jeová (TJ) por “extremismo”.

Trata-se do mais recente golpe do sistema judicial russo contra a religião, que foi banida na Federação Russa há três anos.

Segundo um porta-voz dos Testemunhas de Jeová, citado pelo site de língua inglesa “Moscow Times”, um tribunal distrital de Ulyanovsk, a 800 quilómetros de Moscovo, condenou cinco homens e uma mulher a penas suspensas por “atividade extremista”.

As penas a que foram condenados os fiéis daquela igreja, que têm entre 35 e 63 anos, variam entre os dois e os quatro anos.

“Estamos contentes por eles não terem sido condenados a penas efetivas” afirma Jarrod Lopes, o porta-voz dos TJ, “mas não deixa de ser uma enorme injustiça eles serem condenados simplesmente por professar pacificamente a sua fé cristã”.

Desde que a Rússia proibiu as atividades das cerca de 400 comunidades de TJ no país, em 2017, várias pessoas foram condenadas a penas suspensas e efetivas, incluindo muitos cidadãos estrangeiros e alguns da União Europeia.

A perseguição aos TJ insere-se num clima de crescente hostilidade para com membros de confissões minoritárias, num país onde a esmagadora maioria dos fiéis pertencem à Igreja Ortodoxa da Rússia. Uma medida legislativa em discussão proibiria a atividade de missionários treinados fora da Rússia, o que colocaria sérios entraves a várias confissões minoritárias, incluindo a Igreja Católica.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+