Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Fátima terá apenas 4% da lotação máxima no 13 de outubro

09 out, 2020 - 20:47 • Teresa Paula Costa

As medidas da pandemia obrigaram a reduzir drasticamente a lotação do santuário, que em maio esteve mesmo fechado. Este ano estão inscritos 97 grupos de peregrinos quando no ano passado eram 733.

A+ / A-

Num recinto que já chegou a acolher 150 mil pessoas, apenas seis mil poderão estar presentes nesta última peregrinação do ano. Por causa da pandemia, as regras foram apertadas e alcançado esse número, as entradas serão fechadas.

Em termos de proporção, trata-se de apenas 4% da lotação máxima registada no recinto desde a construção da nova basílica.

A contagem será feita com recurso a uma aplicação instalada no telemóvel. Em entrevista à Renascença, Carmo Rodeia, diretora de comunicação do santuário de Fátima, disse que “o santuário vai ter oito entradas por onde os peregrinos poderão entrar e sair do recinto de oração: duas nos túneis sul e norte, duas nas escadarias, duas outras no topo do recinto e duas outras já mais próximo da Basílica da Santíssima Trindade.” O controle das entradas “é garantido pelos acolhedores que contarão nas várias portas as entradas das pessoas, através de uma aplicação própria que terão instalada no telemóvel” e que lhes permitirá “comunicar e sinalizar quantas pessoas mais podem entrar em cada uma das zonas.”

O recinto está “dividido por zonas, correspondentes a estas entradas”, explicou Carmo Rodeia que salientou que “uma vez entradas no recinto e desinfetadas as mãos”, as pessoas “são encaminhadas para as zonas que estão marcadas no chão.” São os “círculos que vemos em todo o recinto de oração” e ali são acomodadas.

Caso se esgote a capacidade de uma área, os peregrinos que ainda estejam para entrar serão encaminhados para outra entrada.

Dentro do recinto haverá também restrições à mobilidade. Segundo Carmo Rodeia “não será possível os peregrinos acompanharem o movimento do andor de Nossa Senhora em nenhum cortejo” e “devem permanecer no seu espaço,” alerta a diretora de comunicação. Por outro lado, “na noite do dia 12, com a procissão das velas, as pessoas também não deverão sair do círculo e, por isso, à entrada no recinto do santuário ser-lhes-á fornecida, se assim o desejarem, uma vela.” Durante as celebrações, “o queimador das velas e a capelinha das aparições ficarão interditados às pessoas.”

No entanto, “há corredores de segurança e eles estarão completamente desimpedidos de forma que as pessoas que necessitem de ir à casa de banho o possam fazer.”

Este foi o esquema que o santuário entendeu ser o melhor para garantir a segurança dos peregrinos.

Relativamente ao número máximo de peregrinos permitido no recinto – seis mil – Carmo Rodeia frisa que “foi o que considerámos necessário e suficiente para garantir o distanciamento físico.”

“Os círculos”, acrescenta, “são sinalizações no espaço físico de forma que as pessoas também se consciencializem de que têm de manter a segurança.”

O esquema vai ser já implementado na missa das 11 horas do próximo domingo. Neste momento, estão inscritos 97 grupos de peregrinos, sendo a maior parte portugueses, enquanto que, no ano passado, se inscreveram 733, sobretudo estrangeiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+